Por Adilson Carvalho
Stefani Joanne Angelina Germanotta se tornou uma das grandes artistas musicais de âmbito global, desde o final da década de 2000, sendo amplamente conhecida por seus figurinos exóticos, performances versáteis que a fizeram rapidamente um ícone da música pop com o nome artístico de Lady Gaga. Com a chega de Coringa : Delírios a Dois (2024), vamos rever alguns dos papeis que mostraram que, além de uma potencia vocal, Gaga é também uma atriz de grandes recursos.

#1. Machete Kills (2013). Lady Gaga foi considerada para o papel de Selina Kyle, e, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), mas perdeu o papel para Anne Hatahaway. Um ano depois conquistou seu primeiro papel nas telas como La Chamaleón, pelo qual foi muito criticada levando-a a uma indicação ao Framboesa de Ouro por pior atriz coadjuvante. Dirigida por Robert Rodriguez, sua participação foi menor, prejudicada muito pela imagem de excêntrica adquirida, fazendo o público e a crítica rejeitarem seu esforço de ser levada a sério.

#2. Sin City: A Dama Fatal (2014). Gaga interpreta a garçonete Bertha em um dos segmentos do filme episódico baseado na obra em quadrinhos de Frank Miller. Foi seu segundo papel novamente sob a direção de Robert Rodriguez. Um ano depois a cantora impressionou com sua potência vocal na cerimônia do Oscar 2015 quando interpretou as canções de A Noviça Rebelde (1965) em uma homenagem a Julie Andrews.

#3. Nasce Uma Estrela (2017). Pouco tempo depois de levar o Golden Globe de melhor atriz em série por seu papel na 5ª temporada de American Horror Story (2015/2016), ela teve um triunfo na carreira mostrando seus dotes dramáticos no papel central desta refilmagem dirigida por Bradley Cooper, emplacando o sucesso Shallow, que levou o Oscar de melhor canção. Seu personagem correspondia ao feito por Judy Garland (1954) e Barbra Streisand (1976) em outras versões. Ally (Gaga) é uma cantora desconhecida encontrada pelo cantor Jackson Maine (Cooper), por quem se apaixona, e à medida que sua carreira começa a brilhar, a dele se apaga. Na época explodiram rumores de um caso de amor entre ela e Cooper.

#4. A Casa Gucci. (2021). Depois de gravar um álbum de Gaga de duetos com Tony Bennett, foi gravado entre 2018 e 2020, e está agendado para ser lançado no segundo trimestre de 2021, Gaga foi escolhida para fazer o papel da empresária e socialite italiana Patrizia Reggiani, que foi condenada por orquestrar o assassinato de seu ex-marido Maurizio Gucci (Adam Driver), presidente e herdeiro da casa de moda Gucci no ano de 1995. Embora ignorada pela Academia, sua atuação é notável.
