FELIZ ANIVERSÁRIO | KATE WINSLET

Por Adilson Carvalho

Vencedora de um Oscar, dois Emmy, cinco Globos de Ouro, quatro SAG Awards, quatro BAFTA e um Grammy, Kate Elizabeth Winslet é uma das poucas atrizes a ganhar três dos quatro principais prêmios do entretenimento americano (EGOT), lhe faltando apenas um Tony (Prêmio do Teatro). É também a atriz mais jovem a receber seis indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade, com sete indicações no total, . além de um prêmio honorário César em 2012. Vamos comemorar seus 49 anos completados hoje com alguns de seus papéis mais lembrados pelos fãs.

#1. Rose Dewitt Bukater (Titanic) 1997. Uma das maiores bilheterias do cinema, e campeão das premiações do Oscar. Jack (Leonardo Di Caprio) é um artista pobre que se apaixona pela rica Rose (Winslet) na fatídica viagem inaugural do Titanic em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica (Billy Zane), a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor. Os filhos da atriz se referem ao amigo íntimo Leonardo DiCaprio como “tio Leo”. Ele também comprou para Kate um anel de ouro com uma inscrição, depois que eles filmaram Foi Apenas um Sonho (2008). No entanto, Winslet mantém a inscrição em segredo. Disponível no Disney +.

#2. Clementine (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) 2004. Kate interpreta a confusa Clementine, que depois de um longo relacionamento com Joel (Jim Carrey), decide apagá-lo completamente da memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar. Sua performance nesse filme é a favorita da atriz, e classificado em 81º lugar na lista das 100 melhores performances de todos os tempos da revista Premiere (2006). Disponível pela Netflix.

#3. Iris (O Amor Não Tira Férias) 2006. Deliciosa comédia romântica em que Kate interpreta a redatora de uma coluna popular que sofrera grande decepção amorosa, e por isso troca de casa com a norte-americana Amanda Woods (Cameron Diaz) montadora de trailers para filmes bem sucedida, mas que está deprimida porque terminou o relacionamento com o namorado. Durante as festas natalinas, Iris conhece o simpático Miles (Jack Black), amigo de Amanda enquanto esta se apaixona por Graham (Jude Law). As duas histórias correm em paralelo e convergem no desfecho. Quando foi entrevistada no Good Morning America (1975) para promover seu filme O Amor Não Tira Férias (2006), eles a surpreenderam mostrando um clipe que supostamente era de Winslet no comercial do Sugar Puff em 1987. No entanto, a garota no clipe exibido não era ela. Winslet não apontou o erro porque não queria constranger o pesquisador e fazer com que a pessoa fosse demitida. Em seguida, ela foi elogiada pela mídia por seu cuidado e consideração com as outras pessoas (2006). Disponível no Telecine.

#4. Hanna Schmidt (O Leitor) 2008. Os produtores do filme tentaram promover Winslet como Atriz Coadjuvante durante a corrida do Oscar 2009, a fim de aumentar suas chances de ser indicada duas vezes , como Melhor Atriz Coadjuvante por O Leitor e como Melhor Atriz Principal por seu papel em Foi Apenas um Sonho (2008)). A Academia derrubou esse plano ao nomear Winslet apenas para Melhor Atriz Principal por sua atuação em O Leitor, embora ela tenha recebido várias outras indicações a prêmios em ambas as categorias pelos respectivos filmes. Na história, passada na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg (David Kross) inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz (Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor. Um dia Hanna desaparece misteriosamente, deixando Michael com o coração partido. Anos mais tarde, Michael, que agora é um estudante de direito, se surpreende ao reencontrar Hanna em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Disponível na Netflix.

#5. Ronal (Avatar 2: O Caminho da Água ) 2022. A atriz voltou a trabalhar com James Cameron, 24 anos depois de Titanic (1998), desta vez como uma das guerreiras de uma tribo Na’vi. Segundo Cameron, a atriz fez todas as cenas aquáticas, sem dublê e quebrando o recorde de registro de filmagem subaquática que era de Tom Cruise em Missão: Impossível – Nação Secreta (2015) de seis minutos com um registro de sete minutos e 15 segundos.

Deixe um comentário