Por Adilson Carvalho

Daniel Day-Lewis, um dos maiores atores de sua geração (ou provavelmente de qualquer geração), parece ter voltado a atuar. Isso é bastante surpreendente, já que o ganhador do Oscar havia se aposentado há sete anos, depois de fazer sua suposta última apresentação em Trama Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson. Bem, aparentemente, Day-Lewis mudou de ideia e está retornando para um novo filme, atualmente misterioso, chamado Avelyn. O Daily Mail foi o primeiro a dar a notícia, compartilhando fotos de Day-Lewis filmando algumas cenas para Avelyn. Como pode ser visto nas fotos acima, o ator está com alguns pelos faciais e montado em uma motocicleta. Acompanhando-o nessa motocicleta está ninguém menos que Sean Bean, famoso por O Senhor dos Anéis e Game of Thrones. Muito pouco foi revelado sobre o filme, embora o relatório indique que Bean está “pensando em interpretar o papel de um ex-soldado”. Fora isso, o projeto é um grande mistério. Por enquanto, ficamos com uma série de perguntas com pouquíssimas respostas. Quem está por trás da câmera desse filme misterioso? Qual é o nível de produção? Quem mais está estrelando o filme? Como mencionado, Day-Lewis se aposentou após sua atuação indicada ao Oscar em Trama Fantasma. Na época, ele divulgou uma declaração por meio de seus representantes que deixava claro que ele não falaria mais sobre sua decisão em público:
“Daniel Day-Lewis não trabalhará mais como ator. Ele é imensamente grato a todos os seus colaboradores e ao público ao longo dos anos. Essa é uma decisão particular e nem ele nem seus representantes farão qualquer outro comentário sobre esse assunto.”

Daniel Day-Lewis é um de nossos atores vivos mais famosos. Ele tem três Oscars de Melhor Ator por seu trabalho em Meu Pé Esquerdo, Sangue Negro e Lincoln, um papel que levou anos para ser aceito por Steven Spielberg. Day-Lewis também foi indicado por seu trabalho em Em Nome do Pai (1993) , Gangues de New York (2002) e Trama Fantasma (2017). Parte do motivo pelo qual Day-Lewis foi tão seletivo é que ele se empenha totalmente em cada papel que assume, fazendo de tudo para permanecer no personagem como um ator metódico. Isso, em vários momentos de sua carreira, afetou muito o ator. O filme O Lutador (1997) em particular, foi bastante desgastante para Day-Lewis. Por falar em O Lutador , em março deste ano, o diretor Jim Sheridan, que também trabalhou com o ator em Meu Pé Esquerdo (1989) e Em Nome do Pai (1993), disse ao ScreenDaily que Day-Lewis ainda estava muito empenhado em se aposentar. Veja o que Sheridan tinha a dizer sobre o assunto na época:
“Ele diz que acabou. Eu continuo conversando com ele. Eu adoraria fazer algo com ele novamente. Ele é como todo mundo. Ele abre as fitas e tem sete mil opções, nenhuma delas é boa. O filme saiu do domínio público para um domínio privado – você tem um controle remoto, pode pará-lo. Não é a mesma experiência. Não é a mesma experiência. Seria ótimo ver Daniel voltando e fazendo algo, porque ele é muito bom.”
Quem – ou o quê – convenceu Day-Lewis a sair da aposentadoria? Essa é a pergunta de um milhão de dólares que muitos cinéfilos buscarão respostas nos próximos dias/semanas/meses. Não importa o que aconteça, por mais misterioso que seja, esse se tornou um dos filmes mais esperados em virtude de seu envolvimento. Avelyn ainda não tem data de lançamento, mas o cinemacompoesia informará assim que tivermos.