Por Adilson Carvalho
Apresentação: Atriz, ex-política brasileira, tendo sido uma das fundadores do Partido dos Trabalhadores, pelo qual se elegeu deputada federal. Participou da Constituinte em 1987 e ocupou o cargo de Secretária Estadual da Cultura de São Paulo entre 1987 e 1988. Atuou no teatro, na TV e no cinema. Nascida em Santos, Elizabeth Mendes de Oliveira foi homenageada este ano no 10º Santos Film Fest. Bete brilha ao lado de Othon Bastos no curta Esta Noite Seremos Felizes de Diego dos Anjos. Tive o prazer de conhecer esta diva das artes cênicas, minha amiga … Bete Mendes.

Adilson: Você foi uma ativista não apenas pelas artes dramáticas mas também pela liberdade de expressão. No início dos anos 70 era a ditadura militar, mas hoje em dia vivemos uma ditadura midiática quando as redes sociais muitas vezes sendo usadas como uma fogueira para as bruxas. Como um ator consegue equilibrar uma carreira sólida em meio a realidades tão inóspitas?
Bete Mendes: Nossa realidade hoje nos surpreende pela invasão da ignorância, através de redes sociais orientadas pela grosseria, falsidade, se opondo à Arte, à Cultura. Nos anos70, no século passado, tínhamos um governo totalitário que impedia o conhecimento, o desenvolvimento pela Educação e Cultura. Resistimos, sofremos, tivemos duras perdas de pessoas , programas educacionais e culturais, mas conseguimos passar para a Democracia, com nossos espaços, bens educacionais e culturais sendo retomados. Pois hoje se assemelha , lamentavelmente, por essa vulgaridade apresentada multimídia, onde o que coloquei no início da resposta, é o que se impõe. Mais uma vez, resistência, luta por valores que são nossa raiz cultural.
Adilson: Você foi Secretaria de Cultura de São Paulo entre 1987 e 1988. Depois presidiu a Furnarte em 1999. Na realidade que hoje temos como poderíamos ampliar o acesso às artes para as minorias e para os desfavorecidos ?
Bete Mendes: Só como correção, fui presidente da FUNARJ, que é a Fundação de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, com alegria, temos um Governo Federal Democrático, temos um Governo Municipal Democrático, sentimos não ter o mesmo no Estado do RJ. Estes são os parâmetros básicos para a ação dos governos em função da Cultura, na riquíssima produção de nossa população. Estamos com a Cultura ativa em todo o país, e minha esperança a permanência de Atividade Artística, Cultural, sendo continua, gerando Saber, Riqueza, Trabalho, sendo motor de nosso desenvolvimento.

Adilson: Você esteve em obras icônicas da TV como Beto Rockfeller (1968), Meu Pé de Laranja Lima (1970), O Casarão (1976) entre outras. Recentemente a iniciativa fragmentos da Globoplay disponibilizou alguns capítulos de novelas antigas como O Rebu (1974). Será que a televisão consegue sobreviver com a concorrência cada vez maior do streaming e rede sociais ?
Bete Mendes: Meu Amigo, estamos em uma realidade absolutamente nova que é o streaming, as redes sociais. Não tenho resposta para a sobrevivência da Televisão, creio que está havendo uma análise de como produzir, distribuir, divulgar cada trabalho. Vamos aguardar a legislação brasileira atendendo a nossa defesa de produções nacionais, é um caminho árduo, mas já há exemplos de outros países .
Adilson: O Tempo é o Vento, de Érico Veríssimo (1985), Tieta de Jorge Amado (1989) , A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski . Todas obras literárias fantásticas nas quais você atuou. O cinema de hoje não deveria de explorar mais nossos clássicos? Ou isso já vem sendo feito satisfatoriamente?
Bete Mendes: Acho uma belíssima ideia o cinema, assim como a TV buscarem em nossos clássicos da literatura os argumentos para roteiros, novelas, etc. Creio que há uma mostra significativa, mas concordo que, quanto mais buscamos nossa história, através da ficção, mais damos valor a nossa trajetória.
Adilson: Eles não Usam Black Tie (1981) ganhou o Festival de Veneza e o Festival de Havana. Recentemente, Walter Salles, Fernanda Torres e elenco foram aplaudidos de pé no Festival de Veneza. Temos tido reconhecimento internacional, mas nunca ganhamos um Oscar. O que falta para conseguirmos um ?
Adilson: Temos conhecimento que, de todos os Festivais de Cinema, o mais famoso, difundido, esperado é o norte americano, com o Oscar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ee6202d7f3f346a7a5d7affb807d8893/internal_photos/bs/2021/2/T/q7hp4eRFCwMLIAAyHyVg/banner.jpg)
Bete Mendes: Considero os Festivais Excelentes como divulgação do Cinema no mundo. Aqui no Brasil, temos muitos, fico feliz, pois são os defensores do nosso cinema, os espaços de encontro de cineastas , atores, atrizes, técnicos, público. Quanto ao Oscar, o Festival de Cinema norte-americano, como os demais em todo o mundo, são a defesa , divulgação, comercialização, distribuição de filmes. O Oscar tem suas regras que a indústria cinematográfica norte-americana cria. Essa a razão de cada prêmio, inclusive para o melhor filme não americano.
Adilson: No teatro você foi dirigida pelo Gianfrancesco Guarnieri , pelo Italo Rossi, no cinema esteve em adaptação de Nelson Rodrigues (Vestido de Noiva) e na TV uma carreira prolífica com grandes trabalhos como a Donana de Rei do Gado, também esteve em Memorial de Maria Moura e muito mais. Teatro, cinema ou TV, alguma delas é a sua favorita área de atuação?
Bete Mendes: Peço desculpas por não ter um favoritismo em relação a meu trabalho como atriz. Amo o Teatro, sim mas gosto muito dos trabalhos em TV e cinema. Tenho Muira Alegria em ser atriz.
Do questionário de Bernard Pivot usado no Actors Studio:
Adilson: Qual som você mais gosta de ouvir? Bete Mendes: O som que mais gosto de ouvir é de música, risos, alegria, mais inúmeros sons de vida.
Adilson: Qual som você menos gosta de ouvir? Bete Mendes: O som que eu não gosto de ouvir nunca é o da violência, pode ser verbal, por arma, qualquer sim de violência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/B/g/KaK78ZSTyGnE0Yotaj4A/esta-noite-seremos-felizes-28-1.png)
Adilson: Qual profissão você jamais teria ? Bete Mendes: Nem imagino, nunca pensei no que eu jamais faria.
Adilson: Qual profissão, que não a de atriz, você gostaria de ter tido? Bete Mendes: Além de atriz….. não sei. Faz tanto tempo que sou atriz, não penso em outra profissão.
Adilson: Qual seu filme favorito? Bete Mendes: Filme favorito…. Não posso opinar, de cara lembro de uns 30, cada um em uma circunstância, em um momento da vida, simplesmente Adoro filmes.
Adilson: O que você gostaria de ouvir se Deus quando chegasse ao céu? Bete Mendes: Desculpe, não consigo imaginar eu ouvindo a palavra de Deus no Céu.
Bete Mendes: Amigo, espero ter respondido tudo. Muito Obrigada. 🤗