ELENCO ONTEM & HOJE | LOUCADEMIA DE POLÍCIA

Por Adilson Carvalho

Há 40 anos os cadetes do Comandante Lassard vem divertindo os fãs de comédias politicamente incorretas. A franquia Loucademia de Polícia (1984) teve um total de 7 filmes, uma série de Tv e uma série animada, mas o primeiro filme permanece como o mais engraçado. Vamos conferir o que houve com esse elenco que se tornou uma das franquias mais bem sucedidas dos anos 80.

Steve Guttenberg (Carey Mahoney). Na época, Steve Guttenberg recusou o convite para viver o Dr. Peter Venkman em Os Caça-Fantasmas (1984) para fazer Loucademia de Polícia. Seu papel era central na trama, sempre tirando o juízo do pobre Tenente Harris (G.W. Bailey). Steve permaneceu nos quatro primeiros filmes e deixou a franquia indo trabalhar em Três Solteirões & um Bebê (1988) e no suspense Hitchcockiano Uma Janela Suspeita (1988). O ator é casado desde 2019 com a jornalista Emily Smith, mas nunca teve filhos. Embora afastado das grandes produções, Steve ainda atua tendo seu mais recente trabalho a comédia dramática Goodbye, Hello (2024) não lançada nos cinemas brasileiros ou no streaming.

Kim Catrall (Karen Thompson). Aos 28 anos na época, Kim integrou o elenco de Loucademia de Polícia apenas no primeiro filme, cumprindo a função de par romântico de Steve Guttenberg. Extremamente atuante na TV e no cinema, Kim brilhou em filmes como Manequim (1989), Jornada Nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991) e na série Sex & The City (1998-2004) onde viveu o icônico papel de Samantha Jones. Quando fez a tenente Valeris em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991), Kim fez uma sessão de fotos secreta na ponte da Enterprise, nua e usando apenas suas orelhas vulcanas. Quando Leonard Nimoy soube da sessão de fotos, mandou destruir o filme.

David Graf (Eugene Tackleberry). Mais lembrado pelo seu papel do insano louco por armas Tackleberry, David Graf tinha histórico de doença cardíaca na família, morrendo de um súbito ataque de coração pouco antes de completar 51 anos. circunstâncias semelhantes ao de seu pai e avô. Ele era conhecido por se dar muito bem com todos os seus colegas e sempre arranjou tempo para cumprimentar os fãs e responder a quaisquer perguntas que tivessem sobre Loucademia de Polícia (1984) ou qualquer outro de seus trabalhos. Inicialmente, ele havia recusado a oportunidade de fazer Tackleberry pois ele e sua esposa achavam que o roteiro era um lixo. Ao mesmo tempo, ele tinha sido convidado a interpretar um papel no filme Adeus à Inocência (Racing with the Moon), de Richard Benjamin, que, coincidentemente, estreou nos cinemas no mesmo dia que Loucademia de Polícia. No entanto, a Warner Bros. acabou lhe oferecendo um salário maior para o papel de Tackelberry, ao qual ele não pôde recusar, pois estava passando por dificuldades financeiras na época da produção do filme. Embora, Loucademia recebeu críticas muito ruins, acabou sendo um dos 10 filmes de maior bilheteria de 1984, gerando seis continuações, todas elas com David no elenco.

Michael Winslow (Larvell Jones). O ator é o único membro do elenco que apareceu em todos os 7 filmes, na série de TV e na série animada. O ator é um verdadeiro beat-box man conseguindo reproduzir mil sons diferentes, tal qual seu personagem. Quando fez S.O.S Tem um Louco à Solta no Espaço (Spaceballs) em 1988, Winslow fez todos os efeitos sonoros necessários para o filme economizando cerca de $1,000 do orçamento do filme de Mel Brooks.

Bubba Smith (Moses Hightower). Ex-jogador de futebol americano, Bubba começou sua carreira de ator na TV em episódios de séries como Mulher Maravilha (1978), As Panteras (1979) e Casal 20 (1980). Chegou a integrar o elenco fixo da série de curta duração Trovão Azul (1984), lançada no mesmo ano que Loucademia de Polícia. Ficou na franquia nos 6 primeiros filmes. foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles por seu cuidador em 3 de agosto de 2011. Ele morreu de intoxicação aguda e doenças cardíacas. Fentermina, uma droga para perda de peso, foi encontrada em seu sistema. Seu coração pesava mais que o dobro de um coração humano médio. Ele tinha 66 anos de idade.

Marion Ramsey (Laverne Hooks). Também foi cantora, tendo tido alguns créditos como compositora. Na década de 1970, ela colaborou com o também compositor Haras Fyre (1953-). Sua parceria terminou por volta de 1975, quando Fyre encerrou abruptamente a maioria de suas relações de trabalho. Ele entrou em um hiato na composição de músicas devido a problemas pessoais. Usou um macacão gordo para seu papel de Sargento Laverne Hooks nos filmes da Loucademia de Polícia, apenas não aparecendo no último Loucademia de Polícia : Missão Moscow (1994). Originalmente, o plano era que sua personagem ficasse mais magra à medida que os filmes avançassem, mas os produtores decidiram não levar isso adiante.

Andrew Rubin (George Martin). O ator fez o papel do cadete conquistador que se fingia de latino, e acabou apaixonado pela durona Sargento Callahan. O personagem só apareceu no primeiro filme, e o ator teve poucos trabalhos nos anos seguintes, aparecendo ainda na minissérie de TV Da Terra à Lua (1998). Faleceu de câncer no pulmão em 2015.

Leslie Easterbrooks (Debbie Callahan). A durona e voluptuosa Sargento Callahan foi o papel mais famoso de Leslie Easterbrooks, que também cantava muito bem. Sua personagem só não apareceu no 2º filme Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão (1985). Seus trabalhos seguintes podem não ter tido a mesma visibilidade, mas ela esteve em filmes, séries e dublando animações como Superman the Animated Series (1997) onde usou sua voz na Kryptoniana Mala no primeiro episódio da 2ª temporada.

Donovan Scott (Leslie Barbara). Outro personagem que só apareceu no primeiro filme é o pacato Barbara. O ator, que também pode ser visto no videoclip Physical (1981l, de Olivia Newton John, apareceu em várias séries e filmes que se seguiram como Psicose III (1986) e De Volta para o Futuro III (1990). Embora talentoso Donovan continue ativo em seu ofício, seu papel mais popular continua sendo o do cadete Barbara.

Bruce Mahler (Doug Fackler). Personagem sub-aproveitado na franquia, Fackler é o homem casado com a grudenta Violet (DebraLee Scott). Apareceu no 2º, 3º e 6º filmes da franquia, aparecendo também em papéis menores em filmes como Sexta Feira 13 IV – O Capítulo Final (1984), mas nunca conseguiu um papel de destaque, nem mesmo sendo creditado por rápidas aparições em filmes como Dick Tracy (1989), Hook- A Volta do Capitão Gancho (1991), Todo Mundo em Pânico (2000) e Mar em Fúria (2000). Aposentou-se da carreira de ator desde então.

Scott Thomson (Chad Copeland) e Brant Von Hoffman (Kyle Blanks). Os cadetes Copeland e Blanks são os puxa-sacos do Tenente Harris (Bailey), que protagonizaram uma das sequências mais divertidas do primeiro filme: Quando são ludibriados pelo esperto Mahoney e vão parar no bar Blue Oyster, onde passam uma noite inesquecível !!!! Amos atuam até hoje, mas nunca tiveram papel mais expressivo.

G.W. Bailey (Tenente Harris). Bailey já havia sido apresentado ao público por seus papéis em MASH e Goodnight, Beantown, quando assinou contrato para fazer o papel do Tenente Harris, principal antagonista dos pobres cadetes indisciplinados. O ator ficou fora do 2º e 3º filmes, quando foi substituído pelo Capitão Mauser (Art Metrano), somente retornando para Loucademia de Polícia 4 : O Cidadão se Defende (1987) e nos demais sequências. Em 1988 voltou a contracenar com Kim Catrall fazendo papel bem semelhante ao de Harris em Manequim – A Magia do Amor.

George Gaynes (Comandante Eric Lassard). O ator finlandês George Gaynes, que interpretou o comandante Eric Lassard em todos os filmes de Loucademia de Polícia, também é muito lembrado pelo papel do pai adotivo da série Punky – A Levada da Breca (1985). Viveu até os 98 anos e morreu em 2016, deixando uma longa lista de créditos de atuação em filmes como Tootsie (1982), Minhas Duas Mulheres (1984), As Bruxas de Salem (1996) e outros mil.

Deixe um comentário