Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
Por Sergio Cortez
Quadrinhos Vintage: “Crock e Os Legionários”

Divertida e irônica, mas sem perder o tom de crítica: assim era a tirinha “Crock e Os Legionários”, criação dos cartunistas norte-americanos Bill Rechin e Parker Brant. Publicada de 1975 a 2012 – e estendida até 2015 com a reedição de tiras mais antigas –, “Crock e Os Legionários” figurou em mais de 250 jornais espalhados por 14 países, tornando-se muito popular entre os leitores de quadrinhos em periódicos.
“Crock e Os Legionários” apresentava o cotidiano de um grupo de soldados da Legião Estrangeira Francesa, comandados pelo pitoresco Vermin P. Crock, um militar de poucas palavras e muito sarcasmo no trato de seus subordinados. O medroso capitão Galhinat, os legionários Morgan e Hanthorne, o bibliotecário Alfred e diferentes animais com reações humanas eram alguns dos personagens recorrentes na publicação.
A maneira divertida e sagaz com que a tirinha abordava as agruras e conflitos vividos pelos soldados do quartel de Crock e a forma como o comandante e seus legionários lidavam com cada situação – ameaças de tuaregues hostis, intermináveis marchas pelo deserto, ausência de disciplina militar, de mantimentos e até de mulheres – eram a base grande parte das piadas da tirinha. “Crock e Os Legionários” foi publicada durante muitos anos na seção de quadrinhos do jornal O Globo e acabou por se tornar uma das tiras mais longevas do periódico.
* * * * *