FELIZ ANIVERSÁRIO | LÁZARO RAMOS

Por Adilson Carvalho

Ator, apresentador, escritor, são muitas faces de um artista que sem dúvida mostra sua versatilidade em tudo que faz, razão pela qual conquistou quatro Prêmios Arte Qualidade Brasil, dois Prêmios APCA, além de dois Kikitos do Festival de Gramado, sendo um pelo conjunto da obra. Hoje comemoramos os 46 anos de Luís Lázaro Sacramento de Araújo Ramos, seja no teatro, na TV ou nas telas do cinema. Em 2020, dirigiu o filme Medida Provisória, que conquistou prêmios internacionais, como o troféu de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Fest. Vamos conferir alguns desses papéis:

#1. André Maciel (O Homem que Copiava) 2003. Lázaro é um jovem que trabalha com uma máquina de fotocópia em uma papelaria de Porto Alegre até se aproximar de sua vizinha Silvia (Leandra Leal), e acabar se tornando um falsificador de dinheiro. Com vários prêmios conquistados, o filme rendeu ao ator prêmio no Festival de Havana de 2003. Escrito e dirigido por Jorge Furtado, o filme tem no elenco também Luana Piovani, Pedro Cardoso, Sheron Menezzes e Julio Andrade. Disponível no Globoplay.

#2. Roque (Ó Pai Ó) 2007. De volta à Salvador de sua infância, Lázaro é um aspirante a cantor que junto a uma coleção de tipos de um condomínio no Pelourinho compartilha do amor pelo Carnaval e da raiva que sentem por Dona Joana (Luciana Souza), síndica do prédio. No elenco também Wagner Moura, Érico Braz e Dira Paes. O filme rendeu uma continuação em 2022. Disponível no Globoplay.

#3. Zico (Saneamento Básico) 2007. Voltando a trabalhar com Jorge Furtado, Lázaro é parte de um grupo de moradores de uma pequena vila no sul do Brasil que se reúnem para reivindicar melhoria no tratamento de esgoto da cidade e veem como solução a produção de um filme para angariar os custos da obra, visto que a prefeitura não tem orçamento para tal. Entre outras honrarias, o filme foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema ao Grande Otelo nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Efeitos Especiais. Disponível no Globoplay.

#4. Arandir (Beijo no Asfalto) 2018. Adaptação da peça de Nelson Rodrigues, A trama se passa no Rio de Janeiro durante a década de 1960. Arandir é um bancário recém-casado que presencia o atropelamento de um homem em frente a Praça da República. Ao tentar sem sucesso socorrer a vítima, ele atende seu último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro Aprígio (Stenio Garcia) e fotografado por Amado Ribeiro (Otávio Müller), um repórter policial sensacionalista. Disponível no Globoplay.

#5. Tom (Papai é Pop) 2022. Homem vê sua vida mudar completamente ao se tornar pai. Aos poucos, junto com a esposa Elisa (Paolla Oliveira), ele vai aprendendo o significado da paternidade e se vê tomado por um amor completamente diferente depois do nascimento de suas filhas. Através de situações cotidianas, o filme apresenta uma representação fiel da relação entre pais e filhos. Disponível no Prime Video.

Deixe um comentário