Por Adilson Carvalho
O mês de novembro começa com reprises na Netflix. Tem a comédia Superbad – É Hoje (2007), que revelou os talentos de Seth Rogen e Jonah Hill (1º/11). A Disney + traz o documentário A História de John Williams (1º/11), sobre o icônico maestro e compositor de incontáveis trilhas sonoras. Falando em documentário temos na Prime Video O Maníaco do Parque – A História Não Contada (1º/11). Noveleiros de plantão, a Globoplay já disponibilizou alguns capítulos de Uma Rosa com Amor (1972/1973) com os saudosos Paulo Goulart, Marília Pera e Yoná Magalhães no Projeto Fragmentos, que resgatas clássicos do folhetim televisivo.

BLITZ (Apple TV) Escrito e dirigido pelo cineasta Steve McQueen (Doze Anos de Escravidão), o filme recria o bombardeio nazista em Londres e as famílias atingidas pelo conflito da Segunda Guerra, tudo pela ótica do menino George (Elliot Heffernan), de 9 anos, enviado para o campo inglês por sua mãe Rita (Saoirse Ronan). Enquanto Rita enfrenta a angústia de procurar por seu filho desaparecido entre os escombros da cidade, o menino vive o impacto das transformações impostas pelo conflito, enquanto procura retornar para Londres para reunir-se com sua mãe e seu avô Gerald (Paul Weller), George embarca em uma perigosa jornada pelo interior da Inglaterra. Disponível a partir de 1º de novembro.

Homem-Aranha (Netflix). Em 2002, antes do boom do Universo Cinematográfico Marvel, o diretor Sam Raimi realizou o sonho de leitores de quadrinhos na bem sucedida adaptação do personagem criado por Stan Lee & Steve Ditko. Com grande fidelidade às hqs, depois de ser picado por uma aranha geneticamente modificada em uma demonstração científica, o jovem nerd Peter Parker (Tobey Maguire) ganha superpoderes. Inicialmente, ele pretende usá-los para para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém, ao presenciar o assassinando de seu tio Ben (Cliff Robertson) e sentir-se culpado, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio o psicótico Duende Verde (Willem Dafoe). Disponível a partir de 1º de novembro.

A Substância (Mubi). Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2024, o filme é estrelado por Demi Moore no papel de uma atriz que obteve sucesso anos atrás é demitida do programa fitness que comandava na televisão. A partir disso, ela é convidada a participar de um tratamento médico que promete uma nova versão jovem de si a partir de um processo de replicação celular — com isso, as duas versões devem coexistir. Dirigido pela francesa Coralie Fargeat, o filme também tem no elenco os nomes de Dennis Quaid e Margaret Qualley. Disponível desde 31 de outubro.