POr Adilson Carvalho

Christopher Lee é um dos elementos integrantes da experiência cinematográfica da Terra Média. O ator de Saruman é o vilão da trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson e é o antagonista central em As Duas Torres. Lee reprisou o papel também nos filmes prequela de O Hobbit (2012/2013/2014), representando uma versão anterior do Feiticeiro Branco de Isengard, que tinha más intenções mas ainda não se tinha juntado abertamente à causa de Sauron. Embora Lee tenha interpretado Saruman em duas trilogias, a sua viagem à Terra Média chegou ao fim quando o ator morreu em junho de 2015 – apenas meio ano após o lançamento de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). Desde então, vários estúdios iniciaram vários projectos baseados no mundo de Tolkien. Os Anéis do Poder da Prime Video, conseguiu contornar a questão da reformulação de Saruman por várias razões, incluindo o fato de Saruman não fazer parte da história da Segunda Era (mesmo que, tecnicamente, tenham contornado as regras ao adicionar Gandalf à mistura). A série de streaming está deliberadamente desligada das adaptações de Peter Jackson, por isso, fazer corresponder a voz de Saruman à de Christopher Lee nem sequer era uma opção. O próximo filme da Warner Bros. O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim , é um assunto completamente diferente. A adaptação para anime vem do mesmo estúdio que o par original de trilogias e é produzida por Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens. O primeiro trailer do filme começou mesmo com imagens diretas do filme de ação ao vivo As Duas Torres antes de passar para a animação. Sabe-se também que Saruman vai aparecer nessa história (o que se enquadra na versão canónica), o que levanta a questão: quem vai dar voz ao Feiticeiro Branco? Boyens tinha uma resposta que ninguém estava à espera: O próprio Sir Christopher Lee. Numa entrevista ao site de fãs The One Ring, Boyens explicou como foi possível usar a voz do próprio Christopher Lee para a parte de Saruman no filme – e não, não estamos a falar de IA. Boyens disse que depois de receber uma carta de Lee antes de morrer e de falar com a sua viúva, Birgit Kroencke (que faleceu em junho deste ano), decidiram usar uma gravação antiga dos arquivos.
“Nós nos baseamos em uma frase de ‘O Hobbit’, que é: ‘Você está precisando de ajuda, minha senhora’, ou algo assim – uma versão dessa frase. E pensamos, ok, essa é uma fala que podemos ver quantas vezes ele fez. Podemos usá-la? Podemos encontrar uma nova leitura para ela e mudá-la um pouco? E nossos brilhantes rapazes fizeram isso. Mas é uma parte autêntica do desempenho de Christoper Lee que se baseia nessa fala.”
Boyens também acrescentou que eles não tinham certeza se conseguiriam encontrar a linha e, no espírito da devida diligência, começaram a procurar um substituto em potencial. Nesse processo, eles decidiram definitivamente que não havia ninguém que pudesse substituir o primeiro e único Christopher Lee. A história de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, ambientado 261 anos antes dos eventos da trilogia de Peter Jackson e conta a história de Helm Mão-de-Martelo, um lendário Rei de Rohan (Brian Cox), que deve se defender contra um exército de Dunlendings. Ele se torna o homônimo da fortaleza do Abismo de Helm. A atriz Miranda Otto reprisa seu papel de Éowyn dos filmes de Jackson. O filme tem estreia prevista para 13 de dezembro nos cinemas.