Por Adilson Carvalho

Depois de fazerem o mega sucesso O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1992), James Cameron e Arnold Schwarzenegger voltaram a trabalhar juntos em mais um blockbuster, que consolidaria suas carreiras. True Lies veio a ser um remake do filme francês La Totale!, do renomado diretor e roteirista francês Claude Zidi. Foi o primeiro projeto da Lightstorm Entertainment, produtora de James Cameron, a ser distribuído numa parceria de Cameron com 20th Century Fox, além de ser a primeira grande produção para a empresa de efeitos visuais Digital Domain, que foi co-fundada por Cameron. Foi na época o filme mais caro já feito, o primeiro filme a ter um orçamento de US$ 100 milhões, se tornando um sucesso comercial e de crítica. A atriz Jaime Lee Curtis (Halloween Ends) levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Filme Musical ou Comédia e o Saturn Award de Melhor Atriz, enquanto James Cameron ganhou o Saturn Award de Melhor Diretor. O filme arrecadou um total de $378 milhões em todo o mundo na bilheteria, tendo sido também indicado para o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o BAFTA na categoria Melhor Efeito Visual, e também por sete Saturn Awards.

É a história de Harry Trasker (Schwarzenegger) um agente secreto americano que arrasta sua esposa frustrada (Jamie Lee Curtis) para seu perigoso mundo em uma tentativa de proporcionar as emoções que ela anseia. A experiência de combater terroristas fanáticos é completamente inesperada, pois ela achava que o marido era um vendedor de computadores e não um homem de ação. Infelizmente, sua família acaba virando alvo de uma perigosa organização terrorista. O filme teve sequências fabulosas de ação, e já começando com uma bela recriação da sequência inicial de 007 Contra Goldfinger, com o ator austríaco trocando uma roupa de mergulho por um charmoso smoking, e outras bem difíceis de fazer como a perseguição a cavalo dentro de um arranha céu. Schwarzenegger dispensou dublês, se valendo de sua experiência em filmes como Conan, mas o cavalo se desesperou e quase derrubou o ator do alto do prédio. A personagem de Helen Trasker foi feito tendo Jodie Foster em mente, mas a atriz recusou o papel, indo para Jaime Lee Curtis, que aos 36 anos, protagonizou uma curiosa cena de streap tease, que a atriz fez questão de fazer ela própria, sem dublê de corpo, ficando apenas de lingerie em cena. Schwarzenegger treinou seis meses os passos do tango Por Una Cabeza, de Carlos Gardel, usado também em cena icônica e Perfume de Mulher (1992) com Al Pacino. Arnold teria dito que não queria fazer feio na comparação com Pacino. Em papel menor, o elenco ainda trazia Charlton Heston, o eterno Ben Hur, aos 71 anos, no papel do chefe de Trasker.

Durante anos Cameron e Schwarzenegger tentaram fazer uma sequência, chegando a um rascunho do roteiro, que foi abandonado depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. A série de TV lançada em março de 2023 não teve melhor sorte, sendo cancelada com apenas 13 episódios. Quem sabe ainda venha a acontecer uma continuação tardia das aventuras de Harry Trasker, Os fãs certamente adorariam.