Por Adilson Carvalho

Há 40 anos, uma tragédia custou a vida de um astro em ascensão, e levou uma série promissora a um inevitável cancelamento. Venha conhecer essa história aqui, sobre a série de espionagem Retrato Falado (Cover Up) e o saudoso ator Jon-Erik Hexum, que hoje teria 67 anos. Era o início da década de 1980, quando esse jovem e robusto ator americano de ascendência norueguesa era visto como o “próximo grande astro“. Filho de Thorleif Hexum (nascido na Noruega) e Gretha Paulsen (nascida em Minnesota), Jon-Erik Hexum nasceu e cresceu em Englewood, Nova Jersey, onde era um estudante musicalmente talentoso na escola, tocando trompa e violino na orquestra da escola e até mesmo piano em casa. Em seguida, frequentou a Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio, antes de se transferir para a MSU (Michigan State University) para estudar engenharia biomédica e depois mudar para filosofia. Na MSU, Hexum jogou futebol americano e foi DJ em várias estações de rádio locais com o nome de “Yukon Jack”, antes de ser descoberto pelo empresário de John Travolta, Bob LeMond.

Começaram a chover os convites, mas ele recusou oportunidades de aparecer em séries famosas da época como Os Gatões (1979) e CHiPs (1977) além de muitas novelas diurnas antes de finalmente fazer sua estreia como protagonista da série de TV Voyagers! Os Viajantes do Tempo (1982). Seu personagem Phineas Bogg vagava pelas décadas e séculos passados corrigindo inconsistências no curso do tempo, e contava com a ajuda do orfão Jeffrey (Meeno Peluce), expert em história. Pouco depois, foi escalado como o galã Tyler Burnett ao lado de Joan Collins em Criando um Top Model (1983) e, finalmente veio o papel do ex-Boina verde Mac Harper em Retrato Falado (1984). Na história, Dani Reynolds (Jennifer O’Neill) é uma bem sucedida fotógrafa de moda, cujo marido morre em missão para o governo. Ao descobrir que ele havia sido assassinado, ela recrutou um ex-Veterano do Vietnã, Mac Harper (Hexum), para ajudá-la a encontrar os assassinos de seu marido. Depois de fazer isso, Henry Towner (Richard Anderson), o chefe de seu marido, oferece a ela o emprego do marido. Basicamente, ela continuaria sendo fotógrafa, e Mac seria um de seus modelos, sendo enviados sob uma fachada de profissionais da moda para encobrir missões de alta periculosidade para o governo americano. Henry os enviava para qualquer lugar do mundo onde houvesse americanos em apuros ou criminosos que precisassem ser presos ou inimigos dos EUA que precisassem ser detidos, e eles agiam praticamente por conta própria.

No entanto, em 12 de outubro de 1984, após um longo e exaustivo dia de filmagens no estudio, durante a gravação do episódio Golden Opportunity, 8º episódio da série, Hexum ficou entediado com os longos atrasos e, brincando, encostou um revólver Magnum .44 em sua têmpora e puxou o gatilho. A arma disparou e o enchimento do cartucho vazio estilhaçou seu crânio, o que fez com que Hexum, mortalmente ferido, fosse levado de ambulância para o Beverly Hills Medical Center para ser submetido a uma extensa cirurgia. Apesar de cinco horas de trabalho, o cirurgião-chefe, Dr. David Ditsworth, descreveu os danos ao cérebro de Hexum como sendo fatais. Uma semana depois, em 18 de outubro, ele foi retirado do suporte à vida e declarado morto. Entretanto, o compromisso de Hexum com a doação de órgãos fez com que outras cinco vidas fossem ajudadas ou salvas com órgãos retirados dele. Ele tinha 26 anos de idade. Com o falecimento do ator, os produtores decidiram justificar sua saída dizendo que Mac foi morto em uma missão, e em seu lugar entra Jack Striker (Anthony Hamilton) como um novo agente disfarçado de modelo. A serie estreou no Brasil pela Rede Globo, sendo depois reprisada pela Rede Manchete. A série foi gradativamente perdendo audiência, com o público impactado pela morte trágica de Jon-Erik, somando 21 episódios em uma única temporada, antes de seu eventual cancelamento depois de 6 de abril de 1985, quando foi ao ar o último episódio intitulado Passions. A série marcou pelos episódios muito bem escritos misturando ação e inteligência, destacando a incrível química entre Jennifer O’Neill (que vinha de carreira sólida no cinema, sendo também uma ex-modelo) e o novato talentoso Jon-Erik Hexum. Sua persona impressionou na época, e até gerou rumores de que seria o novo 007. A movimentada trilha sonora da abertura ao som de Holding Out For a Hero, na voz de Bonnie Tyler também é memorável. A série tem vários episódios disponibilizados dublados no You Tube.