Por Adilson Carvalho

Ryan Gosling tem feito bastante sucesso em Hollywood. Esse talentoso canadense esteve em um dos filmes mais bem sucedidos de 2023 nas telas, o live action da boneca Barbie, no qual interpreta o papel de Ken, contracenando com Margot Robbie. O ator começou a carreira aos treze anos ao participar do Clube do Mickey, depois em episódios de séries como Clube do Terror, Goosbumps até ganhar os holofotes de vez ao protagonizar O Jovem Hércules (1998-1999), que durou 50 episódios. Aqui fica um vislumbre desses momentos diferentes deste ótimo ator. . Em 2004 interpretou o personagem Noah Calhoun mais jovem em Diário de uma Paixão, adaptação cinematográfica de um livro de Nicholas Sparks. Por esse papel, ele recebeu duas nomeações no Teen Choice Award: “Melhor Ator em um Drama” e “Melhor Revelação Masculina”, além de ter vencido na categoria “Melhor Beijo” no MTV Movie Awards, com Rachel McAdams.

Casado com a atriz Eva Mendes, com quem tem duas filhas, Ryan já foi indicado duas vezes ao Oscar: Uma no papel de um professor do ensino médio em Encurralados (Half Nelson), de 2007, e depois como o pianista Sebastian no musical La La La Land – Cantando estações (La la la Land) de 2017 onde contracena pela segunda vez com a atriz Emma Stone. Ambos estiveram juntos em Caça aos Gangsters de 2013. Além da carreira de ator, Ryan montou uma banda com Zach Shields, chamada Dead Man’s Bones. Eles lançaram seu primeiro álbum em 6 de outubro de 2009. Em 2017, esteve ao lado de Harrison Ford na aguardada sequência Blade Runner 2049, e ainda interpretou o astronauta Neil Armstrong em Primeiro Homem (2018).

O ator Ryan Gosling recebeu sua primeira indicação ao Grammy com a canção I’m Just Ken, que faz parte da trilha sonora do filme da Barbie. Sem dúvida nenhuma mais uma admirável conquista desse fantástico ator. Vejamos alguns de seus papeis comemorando seu aniversário de 44 anos hoje:
Holland March : Dois Caras Legais (Google Play). Dividindo a cena com Russell Crowe, Ryan faz um detetive alcóolatra investigando a morte de uma atriz pornô. A cena com Ryan Gosling sentado contra a árvore ao lado do corpo de Sid Shattuck é uma homenagem ao comediante Lou Costello, que se especializou em planos longos em que algo, como a Múmia ou o monstro de Frankenstein, o assustava tanto que ele não conseguia emitir qualquer som, mas acabava por conseguir gritar o nome do seu parceiro.
)
Sebastian Wilder : La La Land – Cantando Estações (Prime Video). Ryan interpreta um pianista de jazz que se envolve com uma aspirante a vídeo. Ryan Gosling passou então duas horas por dia, seis dias por semana, em aulas de piano, aprendendo a música de cor. Na altura em que as filmagens começaram, Gosling era capaz de tocar todas as sequências de piano vistas no filme sem a utilização de um duplo de mão ou CGI.

Oficial K : Blade Runner 2049 (Netflix). O ator foi a escolha ideal para interpretar o replicante caçador, que desvenda um grande mistério no futuro distópico criado na literatura por Philippe K. Dick. O próprio Harrison Ford sugeriu o nome de Ryan Golsing para o filme. Durante a gravação de uma cena de luta, Harrison Ford deu acidentalmente um murro na cara de Ryan Gosling. Como pedido de desculpas à sua co-estrela, Ford convidou Gosling para tomar uma garrafa de uísque escocês com ele.

Court Gentry : O Agente Oculto (Netflix). O papel do astro aqui foi de um engenhoso mercenário caçado pelas autoridades e por um agente psicótico, interpretado por Chris Evans (Capitão América). Ambos improvisaram seu diálogo, elevando o nível das cenas de confrontação de seus personagens. Tanto Gosling como Evans contracenam aqui pela segunda vez com a atriz Ana de Armas. O filme é adaptação do romance de Mark Greaney, que escreveu mais 4 livros da série.

Colt Seavers : O Dublê (Prime Video). Ryan Gosling interpreta o dublê de Hollywood que se envolve em uma investigação, adaptado da série clássica dos anos 80 Duro na Queda (The Fall Guy), originalmente estrelada por Lee Majors. Mesmo tendo medo de alturas, Ryan fez a cena da queda de cerca de 45 metros no início do filme.
