PRELO & PELÍCULA | CONHEÇA O DETETIVE ALEX CROSS

Por Adilson Carvalho

Com a chegada da série Cross, vivido por Aldis Hodge, na Prime Video, vamos conhecer um pouco mais sobre o detetive da literatura policial americana para as telas. O personagem Alex Cross é um detetive surgido em uma série literária do autor americano James Patterson, publicado no Brasil pela editora Arqueiro. Cross é Ph.D. em Psicologia , tendo trabalhado no Departamento de Polícia de Washington DC e no FBI. Sua primeira esposa, Maria Cross, foi assassinada deixando Alex viúvo, com dois filhos e sua avó, Nana Mama. Nos primeiros livros, ele está sozinho até conhecer e se apaixonar por uma mulher chamada Christine, que apareceu a partir do 3º livro Jack & Jill – O Jogo da Morte. Ambos tem um terceiro filho – um menino – chamado Alex Jr. ou Ali, mas Christine deixa Alex posteriormente. Durante os livros, Cross é perseguido por um criminoso/ameaça em Washington, D.C., onde mora, o que faz com que Christine o deixe por medo. Ele é um detetive que tenta ser o mais próximo possível de sua família. Depois que Christine o deixou, Alex voltou a namorar, mas algumas das mulheres morreram ou o deixaram no decorrer dos romances. No romance Um Desafio para Cross (Cross), 12º livro da série, Alex descobre que um assassino chamado Jimmy Hats Galati assassinou sua esposa e foi morto por seu melhor amigo, John Sampson, que não queria que Alex seguisse o caminho da vingança. Agora, tendo solucionado o assassinato de sua esposa, Alex encontra a vontade de seguir em frente com sua vida, encontrando paz pela primeira vez. Cross vem a adotar a menina e se casa com Bree, sua terceira esposa, também detetive, surgida nas páginas de Dupla Cilada Para Cross (Double Cross), 14º livro da série. Mais tarde, Ava é enviada para um orfanato novamente nas páginas do 20º livro intitulado Corra, Alex Cross (Alex Cross, Run), por usar drogas. No final do romance, ela é queimada viva por um dos mais novos nêmesis de Alex. É revelado então que a falecida esposa de Alex, Maria, estava grávida de seu terceiro filho, antes do nascimento de Ali, mas morreu quando Maria foi assassinada. O principal antagonista da série é Craig/The Mastermind, apresentado pela primeira vez nos primeiros romances, mas que somente se torna um vilão de fato a partir de Roses Are Red, 6º livro da série, ainda não publicado no Brasil. Craig rouba o banco e entra em uma onda de assassinatos ao tentar matar Cross. Ele é detido por Cross no livro seguinte, Violets Are Blue (também não publicado no Brasil) sendo levado à prisão, da qual escapará depois. Os primeiros livros de Patterson foram inicialmente batizados com nomes de rimas infantis, mas a partir de 2006 o nome do personagem principal começou a aparecer nos títulos das edições.

A primeira adaptação para o cinema se deu em 1997 com Beijos Que Matam (Kiss The Girls) de Gary Fiedler, com Morgan Freeman vivendo Cross. Adaptado do segundo livro, não editado no Brasil, o filme mostra o obstinado detetive forense investigando o sequestro de sua sobrinha que ele atribui a um assassino em série. Para encontrá-la, Alex conta com a ajuda de uma médica que foi vítima do mesmo criminoso, mas conseguiu escapar. No elenco também os nomes de Cary Elwes, Ashely Judd, Tony Goodwin, Bill Nunn e outros. O livro é muito mais sombrio que o filme. Kate é estuprada antes de fugir. Além disso, o vínculo entre os dois assassinos é mais parecido com uma irmandade do que com rivais. No romance, Kate é atacada uma segunda vez por Casanova e Rudolph. Ela fica em coma e leva semanas para se recuperar. (Disponível na Netflix).

Quatro anos depois chegou Na Teia da Aranha (Along Came a Spider), primeiro livro da série publicado originalmente nos Estados Unidos em 1993. Dirigido por Lee Tamahori, o filme traz Morgan Freeman de volta ao papel junto de um elenco que reúne os nomes de Monica Potter, Dylan Baker, Michael Wincott, Penelope Ann Miller, Anton Yelchin, Michael Moriarty e Billie Burke. Na história Alex recebe ajuda da agente do Serviço Secreto Jezzie Flannigan (Potter) para enfrentar um misterioso psicopata esquizofrênico, que tece seus planos com a mesma precisão que uma aranha tece a sua teia. O filme se passa ao longo de alguns dias, mas no romance a história se passa ao longo de aproximadamente dois anos. Além disso, no livro, Alex Cross tem 38 anos e dois filhos, enquanto no filme ele está na casa dos 50 anos. Esse filme foi feito depois de Beijos que Matam (1997), mas o livro se passa antes do filme anterior. (Disponível na Apple TV)

Apesar de uma bilheteria superior à do primeiro filme, não foram feito sequências, embora Idris Elba tenha sido veiculado como substituto para Morgan Freeman. Em 2012 Tyler Perry assumiu o papel no reboot A Sombra do Inimigo (Alex Cross), a adaptação de Um Desafio para Cross (Cross), o 12º livro da série. No filme, dirigido por Rob Cohen, o novo alvo de investigação do detetive Alex Cross é o assassino em série Picasso, que costuma drogar e torturar brutalmente suas vítimas antes de executá-las. Mas o caso torna-se pessoal para o investigador quando sua família é atingida. O filme foi mal recebido, recebendo um Framboesa de Ouro para Tyler Perry. Nos romances de Alex Cross, Cross e sua família são residentes de longa data em Washington D.C. Neste filme, Cross e sua família moram em Detroit e estão planejando se mudar para D.C. para que ele possa entrar para o FBI. (Disponível na Apple TV)

Deixe um comentário