
Por Paulo Telles & Sérgio Cortêz
Rádio Vintage
Relembrando Grandes Nomes Do Rádio: Adolpho Cruz
Jornalista e crítico de cinema, o comunicador Adolpho Cruz (1923-2010) tornou-se muito conhecido entre as décadas de 1950 e 1980 pelos rigores e minúcias de seus artigos e avaliações. Profissional de opiniões fortes, Adolpho Cruz foi pioneiro na análise da Sétima Arte, seus artistas, produtores e roteiristas, ao longo de toda a sua vida, tanto nos programas de rádio e TV quanto na mídia impressa.

Nas palavras do crítico de cinema Paulo Telles, “embora fosse um profissional com tanta veemência em suas opiniões, é inegável o seu trabalho e a sua cooperação para a divulgação da Sétima Arte em nosso país. Entrevistou celebridades, fez diversas viagens a Hollywood e participou de grandes festivais de cinema nacionais e internacionais. Merece destaque entre os grandes divulgadores do cinema por rádio e TV, pois poucos foram aqueles que, como ele, se fizeram respeitar, levando aos ouvintes e espectadores brasileiros as novidades do cinema mundial.”
Ao longo de sua carreira, Adolpho Cruz escreveu dois livros: “O Repórter de Cinema” e “Ídolos da Tela”. Faleceu em agosto de 2010, no Rio de Janeiro, aos 87 anos, vítima de uma insuficiência coronariana associada a uma crise hipertensiva aguda.
Off -Topic Relicários da Rádio Vintage são artigos publicados pela extinta emissora on line. Os radialistas Paulo Telles e Sérgio Cortêz foram locutores e apresentadores do mencionado veículo.