OFF-TOPIC: RELICÁRIOS DA RÁDIO VINTAGE | WALDIR AMARAL

Por Sergio Cortez

Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage

Relembrando Grandes Nomes do Rádio: Waldir Amaral

Waldir Amaral, locutor esportivo, ícone que fez história na Rádio Globo. Criou bordões que se tornaram conhecidos em todo o Brasil, verdadeiras referências no meio, como “indivíduo competente”, “o relógio marca”, e “tem peixe na rede”. Foi Waldir Amaral o criador do apelido “Galinho de Quintino” para o craque Zico, alcunha que acompanha o ex-jogador até hoje.

Waldir Amaral iniciou sua carreira na rádio Clube de Goiânia, mas se consagrou no Rio de Janeiro labutando em emissoras como Tupi, Mauá, Continental, Mayrink Veiga, Nacional e, principalmente, Rádio Globo, onde permaneceu de 1961 a 1983. Foi Waldir Amaral, em coautoria com o diretor Mário Luiz, o criador intelectual da vinheta “Brasil-sil-sil!”, gravada pelo radialista Edmo Zarife durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 e que até hoje está em uso.

Waldir Amaral faleceu 10 dias antes de completar 71 anos, vitimado por uma insuficiência coronariana, em outubro de 1997. Deixou uma legião de fãs e admiradores dentro e fora do universo do rádio e do jornalismo esportivo.

*****

Deixe um comentário