ACS

WICKED (Wicked) EUA 24. Dir: John M. Chu. Com Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jeff Goldblum, Michelle Yeoh, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Adam James. Musical. Adaptação muito aguardada de musical da Broadway, que reimagina o clássico O Mágico de Oz a partir da ligação entre Elphaba (Erivo), a bruxa má do oeste e Glinda (Grande),a fada. Toda a história se desenrola antes da chegada de Dorothy, ou seja, serve de prólogo para os eventos do clássico livro de L. Frank Baum, levado às telas com Judy Garland em 1939. Do mesmo diretor de Truque de Mestre: O 2º Ato (2016) e Podres de Ricos (2018), o filme mostra como as duas personagens iniciam uma improvável amizade apesar das diferenças na Universidade de Shiz, em Oz levando-as a um encontro com o Mágico de Oz (Goldblum). No livro original, publicado pela primeira vez em 1900, a Bruxa Má do Oeste não é verde e não tem nome. Elphaba foi usado juntando as iniciais do autor o livro original L. Frank Baum. A pele verde foi originalmente concebida para o filme de 1939, do qual o autor Gregory Maguire escolheu derivar a sua própria obra literária. Wicked é uma das muitas adaptações do mundo de ‘Oz’ que incorporaram o aspecto da pele verde, como Era Uma Vez (2011) e Oz: Mágico e Poderoso (2013). O filme foi dividido em duas partes, com a segunda chegando em 21 de novembro de 2025.

HEREGE (Heretic) EUA 24. Dir: Bryan Wood & Scott Beck. Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East, Ellie McKinnon. Terror. Elogiada produção do estúdio A24, escrita e dirigida pela dupla responsável pelo roteiro da franquia Um Lugar Silencioso (2018), e também responsáveis pelo recente 65 – Ameaça Pré Histórica. O filme é a primeira incursão de Hugh Grant, ex estrela de comédias românticas em um filme de terror. No filme, ele interpreta um homem misterioso que recebe a visita de duas jovens missionárias mórmons, que não imaginam estar caindo nas garras de um psicopata que as submeterá a diversos jogos psicológicos, testando com isso sua fé.

A HERANÇA. Bra 22. Dir: João Cândido Zacharias. Com Diego Montez, Analu Prestes, Cristina Pereira, Ana Carbatti. Drama. Lançado no Festival do Rio, o filme gira em torno de Thomas (Montez), que após o falecimento de sua mãe, retorna ao Brasil ao lado de seu namorado e acaba herdando uma casa antiga que pertenceu a uma avó desconhecida. Lá, ele é recebido calorosamente por duas tias e fica esperançoso com a nova vida, mas sem ter ideia dos segredos sombrios que o local esconde.

AVENIDA BEIRA-MAR. BR 24. Dir: Maju de Paiva & Bernardo Florim. Com Andrea Beltrão, Isabel Teixeira, Milena Pinheiro, Milena Gerassi. Drama. Escrito e dirigido por Bernardo e Maju, o filme começa com Rebeca (Pinheiro), que se muda com sua mãe para o subúrbio de Piratininga, no litoral de Niterói, após a separação dos pais, e em sua solidão faz amizade com Mika (Gerassi), uma menina trans que vive no subúrbio vizinho de Tibay, e não se identifica com o gênero que lhe foi imposto ao nascer com o nome de João Pedro. A amizade improvável entre Rebeca e Mika traz uma nova perspectiva à vida de ambas, mas também provoca a desaprovação dos adultos ao redor. Quando Mika é forçada a raspar o cabelo e vestir roupas masculinas, ela desaparece, desencadeando uma série de eventos que estremecerão as vidas de todos ao redor. Com a ausência de Mika, a trama explora as consequências dessa amizade nas vidas das crianças e adultos da Avenida Beira-Mar.

A LINHA DA EXTINÇÃO (Elevation) EUA 24. Dir: George Nolfi. Com Anthony Mackie, Morena Baccarin, Danny Boyd Jr, Maddie Hanson. Ficção Científica. Em um mundo pós-apocalíptico, com poucos sobreviventes e poucas formas de se manter vivo, Will (Mackie), Nina (Baccarin) e Katie (Hasson) embarcam em uma jornada repleta de perigos, tentando enfrentar os novos predadores que habitam esse mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos.
