Por Adilson Carvalho
O mês de novembro vai embora e a estreia mais badalada é a animação Moana 2, que pode agradar público de várias idades, mas temos boas opções do cinema nacional e chileno chegando às telas.

MOANA 2. Dir: David J. Garrick Jr. Com Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Rose Matafeo, Temuera Morrison, Jemaine Clement. Dublagem : Anny Gabrielly, Saulo Vasconcelos, Eri Correia, Saulo Javan, Roberto Garcia. Animação. Inicialmente a história de Moana 2 foi planejada para uma série da Disney +, depois modificado para a telon. O reencontro de Moana e Maui ocorre três anos depois do filme original. Um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, para assegurar a volta da paz aos oceanos.

A CONTADORA DE FILMES (La Contadora de las Películas). CHi 24. Dir: Lona Scherfig. Com Berenice Bejo, Daniel Brul, Alondra Valenzuela, Antonio de la Torre. Drama. Co- escrito por Walter Salles, de Ainda Estou Aqui e Central do Brasil, o filme é estrelado pela atriz argentina Berenice Bejo, de Sob as Águas do Sena. Na história, María Margarita (Bejo) é uma jovem apaixonada por filmes que aguarda ansiosamente pelos domingos quando todos vão ao cinema assistir as mais novas produções das telas. Mas ela também tem um talento muito valorizado: é excelente para inventar e contar histórias que facilmente poderiam ir para as telonas. Depois que suas habilidades caem nos ouvidos de todos da cidade, María é descoberta e muda o seu destino e o destino de sua família para sempre.

O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS. Bra 24. Dir: Anna Muylaerte. Com Cristina Pereira, Luis Miranda, Irene Ravache, André Ambujanra, Katiuscia Canoro, Louise Cardoso, Rafael Vitti, Itala Nandi. Comédia dramática. Exibido no Festival de Gramado de 2024, o filme mostra um mundo em que os estereótipos estão todos invertidos, as mulheres assumem posições de poder e homens cumprem papeis de submissão.Com a chegada de um fotógrafo e um jornalista, as coisas começam a se movimentar.
