Por Adilson Carvalho
Na década de 80 um grupo de jovens atores talentosos conquistou a atenção do público com filmes que dialogaram para toda sua geração. Esse elenco primoroso envolvia os nomes de Ally Sheedy, Jon Cryer, Anthony Michael Hall, Demi Moore, Emilio Estevez, Molly Ringwald, Judd Nelson, Rob Lowe, Lea Thompson, e Andrew MacCarthy, que dirige o documentário que está disponibilizado na Disney +. McCarthy disse que nenhum dos atores gostava do termo Brat Pack no início – quem quer ser chamado de “pirralho” (Brat) e parte de um “bando” (Pack) ? Depois de escrever seu livro sobre sua carreira nos anos 80, ele deu uma guinada de 180 graus e começou a aceitar o termo. Então, ele decidiu fazer o documentário para descobrir o que seus colegas atores pensavam depois de todos esses anos. Nem todos os membros do grupo comparecem no documentário como Judd Nelson, que se recusou ou Anthony Michael Hall. De acordo com o artigo da New York, publicado na época, o primeiro filme do Brat Pack foi Toque de Recolher (Taps) de 1981. Contudo foi o diretor John Hughes quem realizou os melhores filmes do grupo como Gatinhas & Gatões (1984), O Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa Shocking (1986), os três estrelados por Molly Ringwald, a namoradinha da década.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/a/K/669Z07QOm5QdL0VN5nZg/bratpack1.jpg)
Devido à controvérsia gerada pelo Brat Pack, Emilio Estevez recusou fazer um filme que teria Andrew McCarthy como co-protagonista. Emilio disse que esse era um dos melhores roteiros que havia lido nos últimos tempos. Como Andrew McCarthy também perderia essa oportunidade, uma tensão de longo prazo entre eles pode ter ficado evidente no documentário. Outra história de bastidores contada no documentário é que Mare Winnigham, que fazia o papel de virgem em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (St, Elmo’s Fire) de 1985 estava grávida de seu segundo filho durante as filmagens. O documentário de Andrew McCarthy é uma ótima maneira de entender o impacto de toda uma geração de atores na cultura pop e no comportamento de jovens de uma época que deixou saudade.