NA TELA DA NETFLIX | FRANQUIA TRANSFORMERS

Por Adilson Carvalho

Produto da Hasbro, fábrica de brinquedos, que popularizou os robôs alienígenas que se tornam veículos, a franquia Transformers foi popular em animações e quadrinhos até chega em versão live action em 2007, e chegando agora à Netflix. O diretor Michael Bay (Armageddon, Pearl Harbor) juntou-se a Steven Spielberg para o live action, que impulsionou a franquia para uma nova geração. O filme estrelado por Shia LaBeouf, Megan Fox, Jon Voight, e as vozes de Peter Cullen como Optimus Prime e Hugo Weaving como Megatron gerou várias sequências, e recentemente um reboot em animação com CGI. Claro que um dos personagens mais populares da série continua a ser Bumblebee, que na série original era um fusca e no filme de 2007 passou a ser um Camaro. Na história do primeiro filme, o destino da humanidade está em jogo quando duas raças de robôs, os Autobots e os vilões Decepticons, chegam à Terra. Os robôs possuem a capacidade de se transformarem em diferentes objetos mecânicos enquanto buscam a chave do poder supremo com a ajuda do jovem Sam (Shia Labeouf)

O filme foi um sucesso continuando em Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009), dois anos depois dos eventos do primeiro filme. Sam Witwicky e os Autobots salvaram a raça humana e tentam ter uma vida normal: Sam está começando a faculdade, enquanto os Autobots trabalham com uma organização militar secreta e tentam construir uma casa para eles na Terra. Porém, um antigo Decepticon conhecido como ‘The Fallen‘ aparece para se vingar, então Sam e sua namorada Mikaela (Megan Fox) precisam desvendar a história dos Transformes e achar um caminho para derrotá-lo. Depois da treta de bastidores entre Megan Fox e Michael Bay, o terceiro filme Transformers : O Lado Oculto da Lua (2011) ganha uma nova co-protagonista feminina, Carly (Rose Huntington-Whitely), que se torna a nova namorada de Sam Witwicky (Labeouf) arrastados de volta à briga entre os Decepticons e os Autobots. Optimus Prime acredita que ressuscitar o antigo Transformer Sentinel Prime, ex-líder dos Autobots, pode levar à vitória. Essa decisão tem consequências devastadoras e a guerra parece pender a favor dos Decepticons, causando um conflito épico em Chicago. Encerra-se aqui o arco com Shia Labeouf, que na época de produção do file já havia se tornado “persona non-grata” com um comportamento público agressivo.

Assim, Mark Walbergh passa a ser o humano protagonista de Transformers : A Era da Extinção (2014). Depois da batalha entre Autobots e Decepticons, que arrasou Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desaparecem. Agora, eles são caçados pelos humanos, que não desejam passar por problemas novamente. Porém, enquanto a humanidade tenta se recuperar dessa terrível batalha, uma nova ameaça paira sobre a Terra. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas. O quinto filme Transformers : O Último Cavaleiro (2017) coloca os humanos ainda em guerra com os Transformers, que precisam se esconder na medida do possível. Cade Yeager (Mark Wahlberg) é um de seus protetores, liderando um núcleo de resistência situado em um ferro-velho. É lá que conhece Izabella (Isabela Merced), uma garota de 15 anos que luta para proteger um pequeno robô defeituoso. Paralelamente, Optimus Prime viaja pelo universo rumo a Cybertron, seu planeta-natal, de forma a entender o porquê dele ter sido destruído. Só que, na Terra, Megatron se prepara para um novo retorno, mais uma vez disposto a tornar os Decepticons os novos soberanos do planeta. A fórmula começa a mostra de desgaste com o píblico, mas ainda assim é pensado um reboot, que redirecione os personagens da franquia. Logo, Michael Bay investe no robô mais popular da série, Bumblebee (2018). Na história, refugiado em um ferro-velho na Califórnia, Bumblebee, machucado e sem condição de uso, é encontrado e consertado pela jovem Charlie (Hailee Steinfield). Quando Bee ganha vida, a garota percebe que seu novo amigo é bem mais do que um simples automóvel. este foi o último live action da franquia já que esse ano tivemos a chegada do longa animado Transformers One. A Netflix disponibiliza a partir deste mês todos os lve actions da franquia.

Deixe um comentário