Por Adilson Carvalho

Divertida comédia de aventuras, 7º filme dirigido por Clint Eastwood que se tornou um grande sucesso de bilheteria quando lançado. Eastwood interpreta Bronco Billy McCoy, líder de uma trupe de artistas mambembes que recria em seu circo os dias do velho oeste, percorrendo as cidades do interior do país. Em uma dessas viagens, Bronco conhece Antoinette Lily (Sondra Locke), milionária herdeira abandonada pelo marido John Arlington (Geoffrey Lewis) durante a lua de mel. De temperamento rebelde e irascível. Antoinette acaba entrando para o Show do Oeste Selvagem de Bronco Billy sem saber que sua madrasta (Beverlee McKinsey) planeja roubar sua fortuna.

O roteiro de Dennis Hackin mostra um grupo de ex condenados e ex alcoólicas, parias da sociedade que reinventam como personagens míticos do velho oeste como cowboys, índios, atiradores de faca e pistoleiros em um show bem família que sempre carrega uma mensagem para as crianças do tipo “coma seu cereal” ou “fale sempre a verdade”. O próprio Billy é um ex vendedor de sapatos falido. Essa trupe de improváveis heróis reúne o paternal Doc (Scatman Crothers) , o ex desertor do exército Leonard James (Sam Bottoms), o homem de um braço e ex arrombador de cofres Lefty LeBrow (Bill McKinney) e o casal Água Corrente (Sierra Percheur) e Chefe Grande Águia, este interpretado por Dan Vadis, ídolo dos épicos italianos. Eastwood consegue fazer humor pontual sem perder a mensagem principal do roteiro: A capacidade de sonhar é de se recriar como pessoa apesar das adversidades, e principalmente como usar destas para alcançar a superação e criar um propósito novo na vida. Filmado durante dois meses, Eastwood criou a fama de concluir as filmagens sempre antes dos prazos e abaixo do orçamento total.

O filme lucrou 4 a 5 vezes seu custo, sendo assim um sucesso de bilheteria, mas abaixo da expectativa do ator e diretor, que ninguém entanto admitiu tempos depois que Bronco Billy foi seu projeto mais pessoal. “Era um tema antiquado, provavelmente muito antiquado, já que o filme não foi tão bem quanto esperávamos. Mas se, como diretor de cinema, eu quisesse dizer alguma coisa, você a encontraria em Bronco Billy.” Foi o quarto dos seis filmes em que Eastwood contracena com sua então esposa Sondra Locke. O relacionamento de ambos foi bem tumultuado com rumores de constantes desentendimentos. Bronco Billy também foi o sétimo filme de seu longa parceria com a Warner Brothers, que se estendeu até hoje. Disponível para aluguel na Apple TV.