ISTO É FATO… NÃO FITA! AMIGO É AMIGO, PROTEÇÃO À PARTE.

Por Paulo Telles

John Wayne & John Ford

E Vamos para mais um caso em

Isto é Fato…Não Fita!

Todo mundo sabe que o lendário diretor John Ford (1895-1973) tinha relacionamento amigável com o astro John Wayne (1907-1979), e ambos compuseram uma parceria perfeita na história do cinema, realizando inúmeros trabalhos juntos, como Sangue de Heróis (1948), Legião Invencível (1949), Depois do Vendaval (1952), Rastros de Ódio (1956), O Homem que Matou o Facínora (1962), entre outros. No entanto, tem vários fatos a respeito deste relacionamento as vezes um pouco conturbado, isto porque o diretor era um mandão que gostava de controlar a vida de seus atores, e com John Wayne, o Duke, não foi exceção.

John Wayne em NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (1939), o clássico que abriu-lhe definitivamente as portas do estrelato.

Mas fato mesmo é que se não fosse o mestre Ford, sem dúvida não existiria John Wayne. Durante as filmagens de No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939), filme que abriu definitivamente as portas para Wayne em Hollywood, Ford berrava aos brados com o ator, berros que chegavam a ensurdece-lo. Ford falava coisas para o Wayne do tipo: “seu hipopótamo, você parece um ovo cozido atuando.  Eu quero de você uma expressão”.

Depois quando ninguém estava por perto, o cineasta se desculpava com Wayne, dizendo: “Esta se saindo muito bem, não se preocupe”. Ford assim agia para com o ator porque Wayne foi incluído no filme contra a vontade dos produtores e executivos, e não queria que pensassem que estava protegendo-o.

Isto é mais um fato em nossos registros, afinal

Isto é Fato… Não Fita!

Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

“Isto é Fato… Não Fita! “ Era um quadro do extinto programa Cine Vintage, pela Web Rádio Vintage.

Deixe um comentário