POLTRONA 6 | CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA

Por Adilson Carvalho

Vivemos tempos bem difíceis em termos de relacionamento humano e as dores que acompanham os laços sentimentais inibem nossa vontade de ser feliz. O filme de Emmanuel Mouret, co-roteirizado pelo próprio junto a Pierre Giraud, discute uma utópica busca por um relacionamento sem dores, onde o compromisso único entre duas pessoas seja o de passar tempo juntos sem pensar nas amarras do amanhã. Assim, na história, Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vincent Macaigne) se conhecem durante uma festa e acabam se interessando um pelo outro. Ela é mãe solteira e ele é um homem casado. Ambos prometem se ver sem criar expectativas, passando tempo juntos, passeando e até transando vivendo um dia de cada vez. O problema é quando aos poucos os sentimentos vão mudando e uma nova realidade mexe com suas cabeças e sentimentos. A gradação do tempo de dias para semanas, depois para meses e enfim dois anos conduz as mudanças promovidas pelas escolhas que Charlotte e Simon fazem, sem perceber que estão fazendo exatamente aquilo que se propunham em evitar e a chegada de Louisa (Georgia Scalliet) em suas vidas acaba sendo o catalisador para as questões profundas de solidão e frustração que trazem consigo.

Quando Charlotte e Simon estão visitando o Museu Petit Palais em Paris, eles passam por uma pintura de Pierre Bonnard. Vincent Macaigne aparece em A Musa de Bonnard (2023), um filme biográfico dedicado a Pierre e Marthe Bonnard. O diretor consegue diluir o peso de cenas que poderiam soar ora piegas ora desconfortáveis através do humor e dos diálogos entre os personagens que questionam a natureza humana. O tom leve do filme é justamente o que cativa graças à atuação de Kiberlain e Macaigne, este sempre destacando uma postura de deslocamento e desconforto que reflete o que muitas vezes nos faz sentir a vida. Exibido no Festival de Cannes em 2022, o filme pode incomodar quem não gosta de filmes muito dialogados, mas vai interessar àqueles que conseguem apreciar e retirar reflexões destes.

Crônica de Uma Relação Passageira (Chronique d’une liaison passagère) FR 2022. Direção: Emmanuel Mouret. Com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet.

Deixe um comentário