Por Adilson Carvalho

25º filme dirigido por Clint Eastwood, 57º filme em que ele atuou e o 21º que ele produziu, Menina de Ouro (Million Dollar Baby) foi um projeto em desenvolvimento por anos, rejeitado por muitos estúdios devido a seu tema relativamente triste. Até mesmo a Warner Brothers o rejeitou, apesar de sua associação de longa data com Clint Eastwood, recusando-se a investir os US$ 30 milhões necessários. Eastwood persuadiu Tom Rosenberg, da Lakeshore Entertainment, a entrar com metade do orçamento, juntamente com a Warner Brothers. O filme traz Eastwood como Frankie Dunn, um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris (Morgan Freeman). Quando Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. Mas quando cede ao seu jeito reservado, os dois formam um vínculo muito próximo que inevitavelmente mudará suas vidas.

O produtor Albert S. Ruddy adorou a história e estava determinado a transformá-la em um filme, e passou quatro anos tentando encontrar apoiadores interessados em ajudá-lo a realizar o filme. “Não consegui ninguém interessado”, disse ele em uma entrevista, ”e estou falando de pessoas que são minhas amigas, pessoas com quem faço negócios há anos. Eles me diziam: ‘Quem quer ver um filme sobre dois caras velhos e uma garota lutadora? Por fim, ele encontrou alguém interessado, Clint Eastwood. Ele leu o roteiro e disse: “É um filme deprimente… mas, meu Deus, é lindo”. O filme é baseado em três contos de Jerry Boyd/F.X. Toole: “The Monkey Look”, ‘Million $$$ Baby’ e ‘Frozen Water’. Algumas partes da introdução também foram usadas. Hilary Swank ficou com o papel que a princípio foi oferecido a Sandra Bullock. Hilly se submeteu a um sério programa de treinamento para se preparar para esse filme. Ela ganhou cerca de seis quilos de músculos devido aos treinos. A atriz contraiu uma infecção bacteriana de uma bolha que desenvolveu em seu pé durante o treinamento para seu papel. A infecção foi tão grave que ela quase precisou ser hospitalizada por três semanas.

O filme foi filmado em trinta e sete dias, dois anos antes do prazo final estipulado no orçamento. Menina de Ouro acabou sendo um dos dois filmes vencedores do Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme com Clint Eastwood como ator, produtor e diretor, e Morgan Freeman como coadjuvante. O primeiro foi Os Imperdoáveis (1992). Hilary Swank ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação nesse filme, tornando-a a primeira atriz a ganhar (ou a ser indicada) um Oscar pela interpretação de uma boxeadora. O prêmio de melhor ator coadjuvante foi para Morgan Freeman. Desde então, tem sido citado como um dos melhores filmes dos anos 2000, do século XXI e de todos os tempos. Disponível pela Prime Video.