Por Adilson Carvalho
Em 2025 o cinema brasileiro terá mais destaque, beneficiado pela cota de tela que busca regulamentar o espaço das produções nacionais nas salas de exibição. O ano já começa com as aventuras de Chico Bento dando o pontapé inicial para o ano novo. Enquanto isso continuamos na torcida para as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar. Vamos às produções anunciadas:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2024/V/w/54091BQG6eFWnAiw4cow/microsoftteams-image-242-.png)
HOMEM COM H. Cinebiografia que acompanha a vida de Ney Matogrosso (Jesuíta Barbosa), um dos artistas mais influentes e revolucionários da música brasileira. O filme explora diferentes fases da carreira do cantor, desde sua infância humilde até se tornar um ícone cultural e político, passando pela época em que integrava o grupo Secos & Molhados até sua carreira solo, passando pelas opressões sociais e preconceitos sofridos. Também no elenco Jullio Reis, Bruno Montaleone, Rômulo Braga, Hermila Guedes, Mauro Soares, Jeff Lyrio, Carol Abras e Lara Tremoroux.

OS ENFORCADOS. Dirigido por Fernando Coimbra, o filme acompanha o casal Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos), que levam uma vida tranquila na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, enquanto lidam com a herança de um legado criminoso após a morte do pai de Valério, o chefão da máfia local. Apesar de tentarem se afastar das atividades ilícitas da família, a situação vivida por eles os coloca nas mãos de Valério, Linduarte (Stepan Nercessian), que insiste que ele assuma o império criminoso.

CHICO BENTO E A GOIABEIRA MARAVIÓSA. Adaptação da hq de Maurício de Souza, Chico (Isaac Amendoim) e seus amigos passam por uma situação complicada quando o arrogante coronel Dotô Agripino e seu filho Genesinho ameaçam acabar com a goiabeira Nhô Lau (Luis Lobianco), fazendo com que eles precisem se unir para preservar a árvore e a natureza ao redor.

OVERMAN – O FILME. Comédia dirigida por Tomás Portella (Impuros, Carga Máxima) e baseada na obra do cartunista brasileiro Laerte Coutinho satirizando os super heróis. O filme acompanha Overman (Caco Ciocler), um herói desempregado à beira de um colapso emocional e financeiro em busca de um propósito de vida. Ao receber uma proposta para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública, ele se sente aliviado até perceber que que há mais do que pensava no emprego.

Fernanda Montenegro está de volta às nossas telas em Vitória, baseado em fatos reais sobre mulher simples que desafia o poder do tráfico em sua comunidade; Luiz Melodia – No Coração do Brasil é um documentário sobre o legado de um ícone de nossa música; Marcos Mion vira lutador em MMA – Meu Melhor Amigo; Oeste Outra Vez, vencedor do Kikito no Festival de Gramado, um western ambientado no sertão goiano; Maurício de Souza tem sua vida transformada em cinebiografia dirigido por Pedro Vasconcelos e Rafael Salgado com Mauro Souza, filho do cartunista vivendo seu pai famoso.