PLAYLIST | 5 VARIAÇÕES DE DRÁCULA NA PRIME VÍDEO

Por Adilson Carvalho

Dracula de Bram Stoker é uma das obras literárias mais famosas e adaptadas para o cinema e TV. Nosferatu, cujo remake de Robert Eggars, é uma adaptação livre do mito relembra que desde o filme original de F.W. Murnau (1922), a historia do vampiro povoa a imaginação popular e se desdobra em mil reinvençoes. A estreia do filme de Eggars abre a curiosidade de conhecer outras variações disponíveis no streaming. Prepare o alho e a estaca de madeira !!!

ABIGAIL (2024). Releitura do longa-metragem A Filha do Drácula (1936) feita pelos mesmos diretores de Pânico (2022) e Pânico 6 (2023). Um grupo de criminosos sequestra uma bailarina de 12 anos (Weir), filha de um homem rico e influente, para receber um resgate de 50 milhões de dólares. No entanto, com o passar das horas no cativeiro do sequestro, eles logo descobrem que a garota, chamada Abigail, é uma vampira poderosa capaz de matar todos eles. O filme é bem sangrento e violento, e traz a irlandesa Alisha Weir, de 15 anos, com destaque principalmente nas cenas de ação realizadas 95% pela própria.

DRÁCULA A ÚLTIMA VIAGEM DO DEMÉTER (2023). Um dos personagens mais adaptados da literatura, Drácula teve esse ano a comédia Reinfield – Dando o Sangue Pelo Chefe, e agora ganhou uma nova releitura dirigida pelo norueguês Andre Ovredal (Historias Assustadoras para Contar no Escuro). Sua história, contudo, faz um recorte da obra de Bram Stoker, explorando apenas um capítulo do clássico, a viagem do navio russo que leva Drácula da Romênia para Londres. Estranhos eventos acontecem à tripulação, durante as quatro semanas no mar, que tenta sobreviver à tempestade, mares agitados e à presença impiedosa do vampiro à bordo do navio. Claro que transformar um capítulo breve em um longa-metragem leva os roteiristas Bragi F. Schut e Zak Olkewicz a tomarem liberdades com a história, inserindo personagens como Clemens (Corey Hawkins), a clandestina Anna (Aisling Franciosi), o garoto Tobey (Woody Norman) entre outros. O filme consegue ser uma curiosa incursão pelo universo do vampiro, sem intenção de inovar ou revolucionar. Na verdade o filme serve um feijão com arroz competente no nível da narrativa, mas criando um clima claustrofóbico favorável, lembrando algumas vezes Alien o 8º Passageiro de Ridley Scott. O visual de Drácula também é convincente para as pretensões do filme, embora um CGI convencional, mas explorando a aparência de Nosferatu em vez do nobre sedutor como Christopher Lee e Gary Oldman. Sem dar spoilers, o final traz um gancho para uma possível sequência que poderá explorar as complexidades de Drácula, e quem sabe assim a última viagem do Deméter possa ser a primeira de uma franquia vampiresca. Enquanto isso esperemos pelo novo trabalho de Ovredal, a sequência Historias Assustadoras para Contar no Escuro 2. A viagem pelo terror continua.

CONVITE MALDITO (2022). Curioso filme de terror. Após a morte de sua mãe, Evie (Nathalie Emmanuel) se vê sem família. Ela decide fazer um teste de DNA e descobre um primo distante de quem ela não suspeitava da existência. Depois de entrar em contato com ele, ele a convida para um casamento luxuoso no interior da Inglaterra para que ela possa conhecer sua nova família. Primeiro sob o feitiço do belo aristocrata que hospeda as festividades, ela rapidamente se vê mergulhada em uma luta infernal por sua sobrevivência enquanto descobre os segredos sombrios da história de sua família e as intenções perturbadoras de seus anfitriões sob o manto de uma estranha generosidade.

DRACULA – A HISTÓRIA NÃO CONTADA (2014). Os Habitantes da Transilvânia sempre travaram batalhas épicas contra o Império Otomano até que foi feito um acordo no qual o Príncipe Vlad (Luke Evans) aceitou entregar centenas de crianças, dentre elas seu próprio filho. Após dez anos, o rei turco exige mais crianças, só que, dessa vez, Vlad, agora nomeado príncipe, recusa-se a entregá-las, dando início a uma nova guerra. Mesmo sendo famoso por sua ferocidade nas batalhas, Vlad vai atrás de um ser das trevas para ganhar poderes sobre-humanos.

REINFIELD – DANDO O SANGUE PELO CHEFE (2023) O servo Renfield (Nicholas Hoult) cansou de passar séculos atendendo todos os pedidos de Drácula (Nicolas Cage). Agora resta ele descobrir como acabar com a codependência criada ao longo de todo o tempo que passaram juntos. Em sua nova fase, ele também se apaixonará por uma policial de trânsito furiosa e buscará um grupo de apoio. Mas Drácula não pretende deixar que essa separação aconteça e o perseguirá até o fim. Robert Kirkman (The Walking Dead) faz uma releitura da clássica obra de Bram Stoker jogando o foco narrativo para Reinfield, o lacaio de Drácula, e personagem menor no livro. Contudo, Nicolas Cage rouba a cena com sua atuação, apesar de exagerada, mas que se conecta com o momento do ator que recupera seu prestígio depois de um longo tempo fazendo filmes de qualidade inferior.

Deixe um comentário