Por Adilson Carvalho

Dois anos depois de bagunçar as estradas americanas para chegar à WalleyWorld a família Griswald mostrou que sempre dá espaço para mais diversão e puro nonsense ao chegar na Europa. O sucesso do filme original havia sido estrondoso mas o diretor Harold Ramis não quis voltar pois estava envolvido com Os Caça Fantasmas, onde era co roteirista e um dos integrantes do elenco central. Chevy Chase e Beverly D`Ângelo aceitaram voltar, mas Chase fez várias exigências como a abertura usando os passaportes dos personagens e que seu nome fosse o primeiro na tela. Apesar do bom relacionamento entre Chevy e Beverly, a diretora Amy Heckerling e o ator se hostilizavam o tempo todo, muitas das vezes nem se falavam direito. Amy chegou a manter uma passagem de avião no bolso caso lhe fosse insuportável estar com Chevy no mesmo set de filmagem.
Outra mudança são os filhos do casal Griswald. Anthony Michael Hall preferiu fazer Mulher Nota 1000 e com isso o estúdio preferiu dispensar Dana Barron do papel de Audrey. Em seus lugares entraram Jason Lively e Dana Hill. Na história, os Griwald participam de um programa de auditório estilo Família Feud, vestindo ridículos trajes de porquinho e ganham uma viagem para Europa com todas as despesas pagas. Com passagens pela França, Inglaterra e Alemanha. Foi o 5° filme baseado na revista National Lampoon, publicado pela Universidade de Havard, antecedido por Clube dos Cafajestes (1978), o inédito National Lampoon Goes to the Movies (não lançado no Brasil) de 1981, A reunião dos Alunos Loucos (National Lampoon’s Class Reunion) de 1982 e o primeiro Férias Frustadas de 1983.

Várias passagens são hilariantes a medida que a família Griswald literalmente demole vários pontos turísticos ou avacalhe por completo por uma postura totalmente sem noção. Em dado momento jogam um bone do alto da Torre Eiffel sendo seguido por um pobre cão que se atira atrás, batem com o carro no milenar monumento de Stonehenge, provocam pancadaria em típica festa alemã entre outras coisas. Sobre a sequência em que ficam presos sem saída de uma rotatória em Londres perto do Palácio de Buckingham, o ator Chevy Chase revelou anos mais tarde ter recebido várias cartas de pessoas que diziam ter passado pelo mesmo. Uma curiosidade : Jack, o namorado de Audrey, foi interpretado pelo ator William Zabka, o Johnny Lawrence de Karate Kid e Cobra Kai. O filme não foi a última vez que encontramos os Griswald mas é certamente um das seuqencias mais divertidas da franquia.