Por Adilson Carvalho

Ator, diretor e produtor de cinema norte-americano, sobrinho de Francis Ford Coppola, ele é portador de diversos prêmios, incluindo um Oscar por Despedida em Las Vegas (Leaving Las Vegas) de 1995, além de um SAG Award e um Globo de Ouro. Grande fã de histórias em quadrinhos, Nicolas pegou seu sobrenome artístico do herói da Marvel Luke Cage. O mais novo de seus filhos se chama Kal El Cage em referência ao seu amor pelo Superman, papel que quase interpretou em um filme de Tim Burton. Depois de um longo tempo afastado dos grandes papéis, Nic – como chamado por seus amigos – vem entregando performances muito abaixo do peso de seu talento, como o exagerado Drácula de Reinfield – Dando o Sangue Pelo Chefe (2023). Vamos aproveitar o aniversário de 61 anos do ator e listar alguns de seus grandes momentos em cena, e onde achá-los no streaming.

Ronny Cammareri – Feitiço da Lua (1987). O ator vive um padeiro temperamental que divide o amor de uma viúva (Cher) com seu irmão (Danny Aiello). O teste de tela de Nicolas Cage não impressionou o estúdio, e eles queriam contratar outra pessoa para interpretar Ronny. Mas Cher insistiu que Cage era a pessoa certa para interpretar aquele papel e ameaçou desistir se ele não fosse contratado. Depois de alguns dias, o estúdio cedeu. Disponível na Apple TV.

Ben Sanderson – Despedida em Las Vegas (1995). Nic levou o Oscar de melhor ator no papel de um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir de Los Angeles a Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta por quem se apaixona. Nicolas Cage pesquisou seu personagem bebendo em excesso e visitando muitos alcoólatras de carreira hospitalizados. Disponível no Google Play

Dr. Stanley Goodspeed – A Rocha (1996). Nesse filme de ação de Michael Bay (Transformers), ele é um jovem especialista em armas bioquímicas, que se junta ao ex espião John Patrick Mason (Sean Connery), o único homem que conseguiu escapar com vida do presídio de Alcatraz. Grande parte do diálogo de Nicolas Cage foi improvisado e Michael Bay queria cortar, mas Cage insistiu para que fosse mantido. Disponível na Disney +.

Castor Troy / Sean Archer – A Outra Face (1997). Em papel duplo, compartilhado com John Travolta, Cage interpreta um perigoso terrorista e o agente do F.B.I que toma seu lugar com uma moderna cirurgia plástica. Ambos os astros passaram duas semanas juntos antes das filmagens para aprender a interpretar um ao outro. Eles decidiram sobre gestos específicos e cadências vocais para cada personagem que poderiam ser imitados. Disponível na Disney +.

Seth – Cidade dos Anjos (1998). Um dos papéis mais românticos de sua carreira, ele vive anjo que troca sua imortalidade pelo amor de uma médica (Meg Ryan). A cena no telhado com Dennis Franz e Nicolas Cage sentados em um andaime no alto da cidade foi filmada de verdade. Os dois atores tinham medo de altura. Disponível na Apple TV.

Charlie Kaufmann / Donald Kauffman – Adaptação (2002). Muito elogiado na época de seu lançamento, Nicolas vive dois irmãos gêmeos, de temperamentos opostos, envolvidos na processo de adaptação de um livro para o cinema. Nicolas Cage disse que durante as filmagens desse filme, ele ignorou todos os seus instintos de ator e interpretou o papel de Charlie Kaufman exatamente como o diretor Spike Jonze lhe pediu. Ele recebeu uma indicação ao Oscar por isso. Disponível na Apple TV.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/6/2/fjUk6hRaem4G7OOmqkHQ/a-lenda-do-tesouro-perdido.webp)
Ben Gates – A Lenda do Tesouro Perdido (2004 e 2007). Nicolas Cage teve seus dias de Indiana JOnes no papel de um historiador e caçador de tesouros envolvido em grandes aventuras, contadas em dois filmes, e que ainda desperta rumores de um possível terceiro filme. O Sino da Liberdade mostrado no filme era feito de isopor. O filme foi gravado alguns dias antes da instalação do Liberty Bell. Isso é comprovado pelo fato de que as cortinas de proteção foram instaladas na janela de observação quando o sino foi instalado. Disponível na Disney +

Yuri Orlov – O Senhor das Armas (2005). O próprio ator também é co-produtor na história, narrada em flashback sobre um ardiloso traficante de armas perseguido pelo governo. O personagem de Nicolas Cage foi amplamente baseado nas façanhas do traficante internacional de armas Viktor Anatol’yevich But, ex-oficial soviético, que acabou sendo preso pelas autoridades tailandesas em março de 2008. Bout, conhecido como o “Mercador da Morte”, estava tentando fazer um acordo com agentes americanos que se passavam por insurgentes da F.A.R.C. quando foi detido. Depois de passar um tempo em uma prisão de Bangkok aguardando extradição dos EUA, ele foi julgado e considerado culpado, e aguarda a sentença em uma prisão de Manhattan. Disponível no Prime Vídeo.