Por Adilson Carvalho
Segunda semana de estreias nas telas tem variedade de gênero. Tem versão live action dos quadrinhos de Maurício de Souza para toda a família, documentário nacional e filmes indicados a prêmios com destaque para o suspense erótico de Nicole Kidman.

CHICO BENTO & A GOIABEIRA MARAVIÓSA. Bra 2024. Dir: Fernando Fraiha. Com Isaac Amendoim, Luis Lobianco, Anna Julia Dias, Pedro Dantas, Davi Okabe, Enzo Henrique, Augusto Madeira. Aventura / Comédia. Vamos visitar a Vila Abrobrinha pela primeira vez em live action com a nova adaptação das hqs de Maurício de Souza, desta vez baseados no universo do personagem Chico Bento. Quando tenta subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber, Chico (Amendoim) descobre que sua preciosa árvore está ameaçada pela construção de uma estrada na região, já que, para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau (Lobianco), exatamente onde a goiabeira está plantada. Para salvar a árvore, Chico Bento pede a ajuda de seus amigos e acabam se metendo em diversas confusões. O filme se apóia em um elenco carismático e usa recursos como a quebra da 4ª parede para criar um espetáculo capaz de divertir a família.

BABYGIRL. EUA 24. Dir: Halina Reijn. Com Nicole Kidman, Harris Dickinson, Antonio Banderas, Jean Reno, Sophie Wilde. Suspense Erótico. Nicole Kidman vem sendo indicada a várias prêmios por sua atuação como uma executiva muito bem sucedida e independente que começa a ter um caso com um estagiário da empresa muito mais novo, trazendo complicações para sua vida com o marido Jacob (Banderas) e carreira profissional. Uma das filhas de Romy (Nicole Kidman) se chama Nora e, em um determinado momento, Nora pergunta a Samuel (Harris Dickinson) se ele quer vê-la dançar a Tarantela. Essa é uma referência à peça “A Doll’s House”, de Henrik Ibsen, que compartilha elementos com o enredo do filme. Na peça, Nora é uma dona de casa descontente que descobre, por meio de escândalos e escrutínio, que está insatisfeita em seu casamento. Diferentemente do filme, Nora desmantela sua vida e parte em busca de satisfação, enquanto Romy corta os laços com Samuel para manter a vida que construiu. As cenas de sexo são bem ousadas e Nicole revelou, em entrevista, que se sentiu muito esgotada pelas cenas de orgasmo que protagonizou.

NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE. Br 24. Dir: Sandra Kogut. Documentário. Exibido no Festival do Rio, o filme cobre todo o ano de 2022 e as eleições turbulentas que aconteceram no país, destacando momentos cruciais do período eleitoral e o cenário político que culminou na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF no dia 8 de janeiro de 2023.

A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO. (The Seed of The Sacred Fig). ALEM / IRA / FR 24. Dir: Mohammed Rassoulof. Com Missagh Zareh, Mahsa Rostami, Niousha Akhshi, Setareh Maleki. Drama. O filme foi proibido no Irã por causa do ativismo do diretor contra a política em Teerã, mas está pré-selecionado para representar a Alemanha na campanha para o Oscar de melhor filme não falado em Inglês. Levado pelo espírito da guerra e as tensões políticas em Teerã, o juiz de instrução Iman (Zareh) vai à loucura quando sua arma desaparece e ele começa a desconfiar de sua esposa e de suas filhas, o que o leva a tomar medidas extremas que afetam os laços familiares.
