Por Adilson Carvalho
Com a chegada do filme de Leigh Whannell vamos rever alguns bons filmes de lobisomens e onde encontrá-los no streaming. Mas que fique registrado que a transformação de Michael Jackson em Lobisomem no começo do clip de Thriller tem lugar de honra aqui.
O Lobisomem (1941). O clássico de terror da Universal dá início a esta lista feroz, pois aterrorizou o público no início dos anos 40 com seus (para a época) inovadores sustos, efeitos e maquiagem. A história segue o filho pródigo Lawrence Talbot (Lon Chaney Jr.) que retorna à casa da família no País de Gales após a morte do irmão… e é vítima de uma antiga maldição de lobisomem. Lon Chaney Jr. repetiria o papel em várias sequências, consolidando o legado dos personagens e, em geral, colocando os lobisomens no mapa cinematográfico. Disponível no Looke.

A Maldição do Lobisomem (1961). A Hammer Films, a casa de terror britânica, fez sucesso nos anos 50, 60 e 70 com filmes de monstros. Os filmes do Drácula, em particular, já que havia passado tempo suficiente desde o original da Universal para reiniciar o personagem. Mas eles também se dedicaram a Frankenstein, A Múmia e suas respectivas sequências. O único filme de lobisomem que fizeram, no entanto, foi esse clássico com Oliver Reed (Gladiador) no papel principal. Seguindo o exemplo da maioria das histórias de lobisomem anteriores, o filme trata a extinção do lobo como uma condição triste e trágica (“maldição” está logo no título), ao mesmo tempo em que sugere que os caminhos corruptos da humanidade podem trazer à tona a fera que está adormecida dentro de você. O Leon de Reed encontra paz por um tempo, por meio do amor de uma mulher, embora, no final, ele não consiga conter sua condenação. Não disponível no streaming.

Grito de Horror (1981). O excelente e fundamental filme de lobisomem de Joe Dante mudou o jogo para todos os filmes do gênero. Baseado no livro de 1977 de Gary Brandner, The Howling acompanha uma repórter traumatizada (Dee Wallace) e seu marido (Christopher Stone) que vão para uma comunidade no norte da Califórnia para descansar e relaxar, mas descobrem que se trata de uma comunidade secreta de lobisomens sexualmente (e carnivoramente) livres. O filme apresenta uma cena de transformação de lobisomem historicamente incrível graças ao campeão de efeitos especiais de A Coisa, Rob Bottin. Ela seria aclamada como a melhor cena de transformação de lobisomem… até que o próximo filme de lobisomem da nossa lista fosse lançado quatro meses depois. Disponível no Apple TV.

Um Lobisomem Americano em Londres (1981). Considerado por muitos fãs de terror como o melhor filme de lobisomem já feito, o filme de John Landis, é assustador, bobo e, sem dúvida, de cair o queixo. Uma mistura de alegria e caos de monstros, o filme acompanha o jovem turista nova-iorquino David (David Naughton) depois que seu melhor amigo (Griffin Dunne) é morto por um lobo no interior da Inglaterra. O que David não percebe é que, ao sobreviver ao ataque do “lobo”, ele agora se tornou um lobisomem. Isso atrapalha muito seus planos de se apaixonar por sua enfermeira (Jenny Agutter). A cena de transformação do monstro desse filme, feita pelo maestro da maquiagem Rick Baker entrou para a história dos efeitos especiais. E lhe rendeu seu primeiro Oscar. Disponível na Oldflix.

A Hora do Lobisomem (1985). Baseado na novela de 1983 de Stephen King o filme acompanha uma série de misteriosos assassinatos inexplicáveis em uma cidade pitoresca e tranquila chamada Tarker’s Mill. Quando os habitantes locais decidem caçar o assassino por conta própria, muitos dos possíveis vigilantes acabam mortos. No final das contas, cabe a um garoto em cadeira de rodas (Corey Haim), sua irmã mais velha (Megan Follows) e seu tio alcoólatra (Gary Busey) libertar sua casa das garras de um lobisomem cruel. Disponível no Looke

Lobo (1995). Como uma das entradas mais bizarras do “terror de prestígio” dos anos 90 (atores e diretores de primeira linha fazendo filmes de terror, como Entrevista com o Vampiro, Drácula de Bram Stoker, Frankenstein de Mary Shelley), Lobo é estrelado por Jack Nicholson como um editor de livros nova-iorquino envelhecido e introvertido que é mordido e passa a ter poderes de lobisomem. Michelle Pfeiffer é coestrelada, em um filme dirigido pelo lendário Mike Nichols. É uma pena que seu rival de negócios (James Spader) também seja lobisomem! Disponível no Apple TV.

O Lobisomem (2010). Remake, dirigido por Jon Johnston, do filme de Lon Chaney Jr de 1941. Apesar de estar distante há muitos anos, o aristocrata Lawrence Talbot (Benício del Toro) retorna da América para a casa de sua família, na Inglaterra, a pedido da noiva de seu irmão (Emily Blunt), que está desaparecido. Lawrence descobre que algo assustador vem aterrorizando os moradores do vilarejo de Blackmoor e desconfia dos segredos guardados por seu pai (Sir Anthony Hopkins). No final acaba ficando na mira da investigação do detetive Aberline (Hugo Weaving) que investigue o caso. Disponível no Apple TV.