SITE METACRITIC ESCOLHE OS DOIS MELHORES MUSICAIS DE TODOS OS TEMPOS

ACS

O Metacritic, grande rival do Rotten tomatoes, elegeu os musicais mais bem avaliados do cinema e cinco dos sete títulos mais bem classificados são da Disney, como o clássico Fantasia (1940), mas foi o filme Pinóquio (1940), que é sem dúvida o melhor filme de animação feito pela Disney segundo o Metacritic. Este não só utiliza músicas em sua recontagem da clássica história de Carlo Collodi sobre um garotinho de madeira que passa por uma intensa jornada para se tornar um menino de verdade para seu criador e pai Geppetto, como também abre com a icônica When You Wish Upon a Star, uma música que praticamente se tornou o hino do estúdio, e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. Curioso é que When You Wish Upon a Star foi a primeira música da Disney a ser indicada para essa categoria, o que significa que Branca de Neve e os Sete Anões foi desprezada em 1937.

Em termos de live action não há filme melhor do que Cantando na Chuva (1952) pra representar o musical mais perfeito de todos os tempos. É tecnicamente uma peça de época, ambientada no final da década de 1920, durante o período em que Hollywood estava fazendo a difícil transição do cinema mudo para o falado. O protagonista do filme é o charmoso e extravagante Don Lockwood (Gene Kelly), um ex-dublê que fica mais do que feliz em exibir suas habilidades de cantor e dançarino quando o som chega a Los Angeles. Embora Don esteja pronto para a era do som, sua colega loira detestável, Lina Lamont (Jean Hagen), não está, em grande parte graças à sua voz e comportamento de unhas no quadro-negro. Enquanto isso, Don está se apaixonando por Kathy Selden (Debbie Reynolds), uma dançarina com aspirações ao estrelato. (Se parte desse enredo geral o faz lembrar do filme Babilonia, de Damien Chazelle, isso não é acidental, especialmente considerando como esse filme cita este em seus momentos finais).

Cantando na Chuva consegue honrar o passado da indústria cinematográfica e, ao mesmo tempo, zombar de Hollywood de forma implacável. Kelly e seu colega Donald O’Connor (como o melhor amigo de Don, Cosmo) são absolutamente encantadores, dançando sozinhos ou juntos; a sequência do título, quando Don percebe a profundidade de seu amor por Kathy, também é uma das mais icônicas da história do cinema. Portanto, não é nenhuma surpresa que o filme tenha uma pontuação de 99 no Metacritic, também com base em 17 críticas. Assim como Pinóquio, o filme tem algumas críticas com classificações abaixo de 100, mas apenas três, incluindo um artigo específico da época de Bosley Crowther, do New York Times. O fato de dois filmes tão díspares, não apenas por terem sido apresentados em mídias diferentes, mas por causa das histórias distintas que estão sendo contadas, estarem no topo da lista de musicais no Metacritic deve servir como um lembrete: só porque você viu um, não significa que já viu todos. É exatamente o contrário. Sim, em um musical, você verá alguém começar a cantar e/ou dançar para comunicar o que está sentindo, mas o pano de fundo para essas ações geralmente é muito diferente. Tudo o que você precisa para curtir esses filmes, para apreciá-los de verdade, é suspender totalmente a sua descrença.

Deixe um comentário