Por Adilson Carvalho
Com a indicação ao Oscar anunciada hoje pela manha chegam ao circuito comercial dois dos longas indicados a várias categorias. Mas o clima ainda é de férias e temos o 3º Paddington e um filme de ação genérico dirigido por Mel Gibson. Vamos aos detalhes das estreias:
CONCLAVE. (Idem) EUA 2024. Dir: Edward Berger. Com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lightgow, Isabella Rossilini. Drama. Produção da Apple TV, indicado a 9 Oscars. Do mesmo diretor que Nada de Novo no Front (2022) e adaptado do romance de Robert Harris. A história acompanha os cardeais da Igreja Católica reunidos no Vaticano para a cerimônia que escolhe o novo Papa. o Cardeal Lawrence (Fiennes) tem de lidar com colegas ambiciosos, astutos e prontos para tomar o lugar do próximo líder. Em paralelo a isso, alguns candidatos escondem segredos gigantes.

AMEAÇA NO AR (Flight Risk) EUA 24. Dir: Mel Gibson. Com Mark Walbergh, Topher Grace, Michelle Dokery. Ação. Um piloto de avião (Walbergh) está transportando um criminoso muito perigoso no dia de seu julgamento, mas as coisas começam a dar errado quando ele percebe que não se pode confiar em praticamente ninguém do avião, o que torna tudo um grande caos.

PADDINGTON 3 – AVENTURA NA FLORRESTA (Paddington in Peru) EUA 2024. Dir: Dougal Wilson. Com Ben Winshaw, Emily Mortimer, Imelda Staunton, Hayley Atwell, Antonio Banderas. Fantasia. Terceiro filme da franquia iniciada com Paddignton (2014) e Paddington 2 (2018). Na história Paddington retorna ao Peru para visitar sua amada Tia Lucy. Com a família Brown a tiracolo, uma aventura emocionante começa quando um mistério os mergulha em uma jornada inesperada. O diretor Paul King não quis retornar para esse filme mas sugeriu a ideia para o roteiro. Sally Hawkins também não reprisa seu papel de Mrs Brown, que fica agora com Emily Mortimer (A Pantera Cor de Rosa). Apesar de ser intitulado Paddington no Peru, apenas as sequências de Cuzco e Machu Pichu foram filmadas no país. A maioria das paisagens tropicais apresentadas no filme foi filmada na Colômbia. Na dublagem brasileira Bruno Cagliasso faz a voz do simpático urso.

ANORA (Idem) EUA 2024. Dir: Sean Baker. Com MIkey Madison, Mark Eidelshtein, Yuria Borisov, Ivy Wolk. Drama. O filme segue indicado para 6 Oscars, incluindo melhor roteiro original e diretor para Sean Baker além de melhor edição, melhor filme, melhor atriz e atriz coadjuvante. Na história a personagem título (Madison) é uma profissional do sexo e stripper muito determinada que vive em Nova York. Ao se aproximar de um jovem cliente russo milionário (Edelshtein) , ela acaba se apaixonando por ele, mas a opinião de seus familiares conflita com seus sentimentos.
