SÉRIE | STAR TREK VOYAGER FAZ 30 ANOS

Por Adilson Carvalho

Em 1995 a tripulação do Capitão Picard havia encerrado as viagens televisivas de Star Trek – A Nova Geração e migrado para o cinema no fraquissimo Star Trek – Gerações (1994). Michael Piller e Rick Berman haviam desenvolvido Star Trek Deep Space Nine para a TV, centrado em uma estação espacial, mas a premissa era bem diferente da narrativa clássica de viagens interestelares. Assim como forma de expandir a franquia Berman, Piller e Jeri Taylor criaram a série Star Trek – Voyager, que estreou em 16 de janeiro de 1995 às 20 hs, sendo o carro chefe da UPN – uma nova emissora. A ideia era restaurar a premissa de viagens exploratórias mas desta vez com uma capitã no comando, no caso a austera Capitã Katherine Janeway, papel que a princípio caberia à atriz Geneviève Bujold, mas acabou com a atriz Kate Mulgrow. No episódio piloto, intitulado Caretaker, a USS Voyager persegue uma nave dos Maquis, rebeldes separatistas, introduzidos em episódios de Star Trek Deep Space Nine.

Robert Duncan McNeill e Genevieve Bujold em teste de cena

A serie começa com o oficial Tuvok (Tim Russ) infiltrado na nave Maqui sob o comando de Chakotay (Robert Beltran) , ex oficial da Federação que discordava dos acordos políticos feitos com a raça dos Cardassianos. A perseguição os leva a perigosa região chamada Badlands, porém, um antigo alienígena conhecido como Guardião transporta as duas naves para o Quadrante Delta ha 70 mil anos-luz no outro lado da galáxia. Devido à morte de vários membros da tripulação original, as duas tripulações se unem com Chakotay, B’Ellana Torres (Roxan Dawson) e Tom Paris (Robert Duncan McNeill) assumindo funções a bordo. Outros persoangens que se juntam sao o navegador Tenente Kim (Garret Wong), o Talaxiano Neelix (Ethan Philips), a Ocampa Kes (Jennifer Lien) e o divertido Doutor (Robert Picardo), um Holograma Médico de Emergência que assume o posto interinamente.

Sete de Nove

Como estão em região desconhecida do espaço, os tripulantes da Voyager encontram ŕacas nunca vistas até então como os belicosos Kazons, os Hirogens e a espécie 8479, única jamais assimiladas pelos Borgs. A cada temporada a Voyager seguia por uma área inóspita do espaço na tentativa desesperada de voltar para casa, mas perdia com isso perdia gradativamente atenção do público. No final da 3ª temporada a personagem Kes (Jennifer Lien) sai da série e em seu lugar entra a sexy ex Borg Sete de Nove (Jery Ryan). Esta declarou que ficava doente de ansiedade só de pensar em fazer cenas com Kate Mulgrew, que hostilizava Ryan Posteriormente, Mulgrew admitiu que queria des-sexualizar Star Trek em geral e sua personagem Janeway em particular (por exemplo, resistindo às tentativas de fazê-la se envolver em um relacionamento com um membro masculino da tripulação), por isso desaprovou quando uma personagem obviamente sexualizada como a de Ryan se tornou o novo centro das atenções. Mais tarde, Mulgrew assumiu total responsabilidade pelo relacionamento ruim e pediu desculpas a Ryan, comentando que ela “fez um trabalho maravilhoso em um papel muito difícil”. Já Robert Beltran, em anos posteriores, veio a se lembrar com carinho do programa, mas durante a produção da série era um segredo mal guardado que ele o odiava. Segundo consta, ele pedia salários cada vez mais altos, esperando que fossem considerados irracionais e que seu personagem fosse morto. No entanto, Beltran recebeu todos os aumentos que pediu e permaneceu no programa durante toda a sua duração. A atriz Roxann Dawson ficou grávida durante a 4ª temporada da série e teve sua gravidez incorporada ao plot da série.

Tim Russ, Kate Mulgrew, Robert Picardo e Ethan Phillips são os únicos quatro membros do elenco da Voyager que apareceram em outros da franquia. Mulgrew fez uma participação especial como a recém-promovida Almirante Janeway em Star Trek: Nêmesis (2002). Picardo e Philips fizeram participações especiais em Star Trek : Primeiro Contato (1996), com Picardo reprisando seu papel como o Médico Holográfico e Philips interpretando um Maitre em um programa de holodeck. Tim Russ apareceu em Star Trek: Gerações (1994) como um dos oficiais na ponte da Enterprise-B. A série seguiu por 7 temporadas e cumpriu bem sua missão de manter a franquia ativa na TV, deixando a belíssima abertura com trilha de Jerry Goldsmith gravada em nossas memórias. Star Trek Voyager está disponível na Netflix e na Paramount Plus.

Deixe um comentário