Por Adilson Carvalho
A Max traz o thriller As Criaturas do Farol (24/01), elogiado no Tribeca Film Festival, mergulhado no terror psicológico. A Globoplay tem o terror nacional Continente (25/01). São poucas estreias mas vamos às principais.

STAR TREK – SEÇÃO 31 (Paramount Plus). Primeiro filme da franquia Star Trek a estrear diretamente no streaming. Michelle Yeoh (Tudo, Todas as Coisas Ao Mesmo Tempo) repete o papel de Imperatriz Georgiou de Star Trek : Discovery. A Seção 31 do título é uma divisão secreta da Federação que age em missões clandestinas, surgida na 2º temporada de Star Trek: Discovery. O projeto chegou a ser inicialmente pensado como uma nova série situado cronologicamente muito antes da terceira temporada de Star Trek: Discovery (2017) e na cronologia geral de Star Trek, mas também depois dela em relação à linha do tempo individual de Philippa Georgiou (que, a essa altura, saiu de um universo paralelo, viajou 1.000 anos para o futuro e voltou no tempo novamente para o período em que este filme se passa). Também no elenco Omari Hardwick, Sam Richardson, Humberly Gonzales, Miku Martineau e Kacey Rohl, esta repetindo o papel de Rachel Garret, que apareceu no episódio Yesterday Enterprise da 3ª temporada de Star Trek – A Nova Geração. Disponível a partir de 24 de janeiro.

CANINA (Disney Plus). Exibido no Festival do Rio de Janeiro em 2024, o filme dirigido por Marielle Heller e protagonizado por Amy Adams (Encantada, Liga da Justiça) é baseado no livro homônimo de Rachel Yoder. A história acompanha uma mulher que interrompe sua carreira após ter um filho. Focada agora em cuidar da criança em tempo integral, ela assume o papel de dona de casa enquanto seu marido está sempre ausente, por conta de suas longas e frequentes viagens de negócios. Vivendo em uma casa suburbana, o estresse da nova rotina começa a afetar sua sanidade, e ela passa a acreditar que está se transformando em um cachorro. Disponível a partir de 24 de janeiro.