Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
por Sérgio Cortêz
Álbum do Mês: Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, “Os Anjos Cantam” (1962)

Lançado pela gravadora Odeon no distante ano de 1962, “Os Anjos Cantam”, de Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, foi um álbum inovador, muito em razão de trazer para o Brasil o estilo afro-religioso Spirituals. Marcado pela forte presença de clássicos da música popular brasileira, o repertório do grupo alicerçava-se em temas folclóricos, sambas, sambas-canções, além de outros gêneros – mas sem perder sua pegada Spirituals.
De origem africana, o Spirituals foi fundamental para a continuidade deste estilo harmônico em terras norte-americanas ao longo dos anos. Não é exagero dizer que sua influência estendeu-se da Música gospel ao Jazz e ao Blues. Não obstante, um dos grandes méritos de “Os Anjos Cantam” foi acrescentar um pouco da tropicalidade da música brasileira ao estilo, desenvolvendo assim as releituras das canções que levaram o grupo a um célere reconhecimento na década de 1960.
Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano gravaram seis discos, mas nenhum deles foi capaz de repetir o sucesso de “Os Anjos Cantam”. Nilo Amaro faleceu a 18 de abril de 2004, aos 76 anos, praticamente esquecido pela mídia e pelo grande público. Ficou seu legado e toda a contribuição que prestou para a música brasileira, durante um período marcado por relevantes transformações.
*****