Por Adilson Carvalho

O Homem Aranha é o herói mais popular da Marvel há décadas, gerando identificação em crianças, jovens e adultos. A chegada da nova animação da Marvel Seu Amigão da Vizinhança: Homem Aranha é a 11ª série animada do adorável Cabeça de Teia desde que Peter Parker foi picado por uma aranha radioativa na criativa imaginação de Stan Lee e Steve Ditko, publicado inicialmente nas páginas de Amazing Fantasy #15 há quase 63 anos. A primeira série animada do herói foi ao ar na TV americana de setembro de 1967 a junho de 1970 com um total de 52 episódios. A produção ficou com o estúdio canadense Grantay & Lawrence, a mesma empresa que co-produziu os primeiros desenhos “desanimados” da Marvel. Apesar do evidente reaproveitamento de várias imagens como o Aranha se pendurando nos arranha-céus de Nova York, os roteiros eram muito próximos das hqs produzidas na època graças à supervisão de John Romita, artista titular da revista na época. Nos primeiros episódios os nomes dos personagens foram abrasileirados como Pedro Prado, Tia Maria e J. Jona Jaime até que, percebendo que o efeito não era legal, os nomes foram mantidos no original Peter Parker, tia May e J. Jonah Jameson. A trilha incidental era excelente se aplicando a cada sequência de ação, e a música de abertura um sucesso, regravado anos mais tarde pela banda dos Ramones. Teve até versão em Português, gravada na Rio Som, dos bons tempos do saudoso Capitão Aza: “Homem Aranha / Homem Aranha / Aí Vem o Homem – Aranha ...” Infelizmente esse desenho não é disponibilizado em nenhu streaming.
Em 1981, o amigão da vizinhança ganhou duas séries animadas exibidas no Brasil no programa do Balão Mágico na Rede Globo. Primeiro foi a segunda série intitulada Homem-Aranha, criada pela Marvel Productions, um novo estúdio de animação próprio da editora, que teve personagens licenciados para a Hanna Barbera (Os Quatro Fantásticos) em 1967 e DePatie-Freelang (Novo Quarteto Fantástico e Mulher-Aranha) respectivamente de 1978 e 1979. A nova série do Homem Aranha seguia o traço de John Romita mas com algumas adaptações como o cabelo de Peter, por exemplo. A série seguia bem o material original dos quadrinhos e ainda aproveitou para introduzir participação especial de outros heróis como o Capitão América e Namor. Foram 26 episodios de setembro de 1981 a março de 1982. Convencida em investir nas animações de heróis e incomodada com o sucesso que a DC vinha obtendo com as várias versões de Super Amigos na TV, a Marvel Productions resolveu lançar uma segunda série do Homem-Aranha, em paralelo. A princípio a ideia era fazer uam equipe com o Homem Aranha, o Tocha Humana e o Homem de Gelo, mas impedida por questões legais envolvendo o Tocha Humana, a Marvel resolvou criar a personagem Estrela de Fogo (introduzida nas hqs somente em 1985), com os mesmos poderes que o Tocha Humana. Homem Aranha & Seus Incríveis Amigos foi produzida de setembro de 1981 a novembro de 1983, os 24 episódios da série, todos supervisionados por Stan Lee, foram ainda mais populares que a primeira série. Infelizmente nenhuma das duas produções estão disponíveis no streaming.

Em 1994, depois que a Dc havia conseguido um sucesso impactante com Batman – The Animated Series, a Marvel desenvolveu junto com a Fox Network Homem Aranha – A Série Animada, mas retirando qualquer traço de humor e explorando mais o aspecto dramático das histórias. Foi a primeira vez que personagens como Gata Negra e Duende Macabro ganhavam espaço fora das páginas das hqs, e também foi nessa animação que foi adaptado pela primeira vez a saga do uniforme negro que levou à criação do popular vilão Venom. Foram 54 episódios, em 5 temporadas, de setembro de 1994 a janeiro de 1998. Os roteiros esticavam-se em grandes arcos que adaptavam várias passagens das hqs, mas com maior liberdade como por exemplo introduzindo o Duende Macabro como antagonista, antes da trasformação de Norman Osborn em Duende Verde. Infelizmente, a série foi cancelada abruptamente com Mary Jane desaparecida. Um fato importante é que os dois últimos episódios da série tratou de viagens dimensionais para universos paralelos, servindo de obvia inspiração mais tarde para os filmes do Aranhaverso.

Um ano depois a Marvel investiu em uma nova série animada mesclando o herói tradicional à sua versão do universo 2099, surgindo assim Homem Aranha Ação Sem Limites. A ideia era fazer o mesmo que a DC com Batman do Futuro. Na nova série, Peter Parker vai à Contra Terra, uma versão alternativa do nosso planeta, para resgatar o astronauta John Jameson, filho de seu desafeto, o editor J. Jonah Jameson. Uma vez na Contra Terra, combate versões diferentes de seus arqui inimigos, e procura evitar que Venom e Carnificina dominem aquele planeta. A série não agradou e durou apenas 13 episódios. Igual insucesso teve Homem Aranha – A Nova Série Animada, de 2003, feita em 3D, e que escolheu seguir a mesma continuidade dos filmes de Sam Raimi. Somente 13 episódios e a série foi cancelada também. Depois foi a vez de O Espetacular Homem Aranha, com duas temporadas e um total de 26 episódios. O conteúdo das séries é mais infantil em relação às séries anteriores, mas o foco era desenvolver o personagem devagar começando pela fase em que Peter namora Gwen Stacy, contudo o cancelamento veio quando a Disney comprou a Marvel, e iniciou uma batalha com a Sony pelo controle do personagem. Melhor sorte teve Ultimate Spider Man (2012), produzido já com a chancela da Disney, com 4 temporadas e 104 episódios. A série, no entanto, se distanciava mais dos quadrinhos tradicionais do herói colocando o herói aracnídeo como um agente da Shield. A série pode ser vista na Disney Plus.
Finalmente chegamos a Marvel’s Spider Man (Disney Plus) que explora não apenas Peter Parker, mas também as contrapartes de Miles Morales e Spider Gwen, abraçando assim as vertentes do herói, que também estão populares nas hqs publicadas na época. A animação ficou de 2017 a 2020 com 57 episódios. Em 2021 a Marvel lançou Homem Aranha & Amigos (Spidey & His Friends) com traço infantilizado e mostrando Peter, Miles e Gwen am abenturas juntos. Rendeu 3 temporadas com 81 episódios. A nova série da Disney Plus certemente não será a última a adaptar as histórias do herói de Stan Lee e Steve Ditko, e poderia muito bem ser uma boa justificativa para que as séries antigas do herói pudessem ser apresentadas ao público de hoje. Fica aqui a vontade claro. Aí vem….mais uma série do Homem Aranha !