Por Adilson Carvalho
Última semana de janeiro guarda algumas boas estreias, de gêneros diversificados, à medida que os outros indicados ao Oscar vão chegando ao circuito comercial. Hoje temos a estreia de A Verdadeira Dor, mas temos terror, fantasia e comédia também. Só escolher !!!
O HOMEM DO SACO (Bagman) EUA 2024. Dir: Colm McCarthy. Com Sam Caflin, Antônia Thomas, Sharon D. Carter, William Hope, Carrel Rhoden. Terror. A lenda urbana do homem do saco rende alguns sustos na história de um pai de família (Claflin) que se sente amaldiçoado ao perceber que um monstro da sua infância, está de volta para cobrá-lo de algo que ele não lembra. Ele tem de salvar a vida de sua esposa (Thomas) e filho (Rhoden) que se tornam alvos da entidade maligna.

SETEMBRO 5.(September 5th) EUA 2024. Dir: Tim Fehlbaum. Com Peter Sarsgard, John Magaro, Ben Chaplin. Drama. Dramatização do ataque terrorista nas Olimpíadas de Munique em 1972, um massacre que resultou em 11 atletas brutalmente assassinados. O filme mostra a cobertura televisa do dia e dos dias seguintes ao atentado que chocou o mundo, comandado pelos membros da facção Setembro Negro.

COVIL DE LADRÕES 2 (Den of Thieves 2) EUA 2024. Dir: Christian Cudegast. Com Gérard Butler, O’Shea Jackson Jr, Evin Ahmed. Policial. Sequência do filme de 2018 com Gérard Butler como o policial Nick que volta a ficar na cola do assaltante Donnie Wilson (Jackson Jr), cujo plano era roubar o Federal Reserve de Los Angeles. Nick segue perseguindo Wilson, que agora planeja um roubo de diamantes na Europa.

A VERDADEIRA DOR (A Real Pain). EUA 2024. Dir: Jesse Eisenberg. Com Jesse Eisemberg, Kieran Culkin, Jennifer Grey. Comédia Dramática. Indicado aos Oscars de melhor ator coadjuvante (Culkin) e melhor roteiro original, do próprio diretor e ator Jesse Eisenberg, muito lembrado como o Daniel Atlas da franquia Truque de Mestre. A história reúne os dois primos David (Eisenberg) and Benji (Culkin), americanos de origem polonesa, após a morte da avó. Juntos decidem fazer uma viagem para conhecer suas raízes na Polônia, e acabam visitando o Holocausto, o que acaba mexendo um pouco com suas emoções e algumas verdades já enterradas no passado da família.

VIVA A VIDA. Bra 2024. Dir: Chris D’Amato. Com Thati Lopes, Rodrigo Simas, Jonas Bloch, Regina Braga, Daniel Filho. Comédia Dramática. Jessica (Lopes) é uma jovem muito dedicada que não faz mais nada além de trabalhar em uma loja de antiguidades. Um dia, ela encontra um medalhão que acredita ter sido deixado por sua falecida mãe , o que desperta nela o desejo a descobrir a verdade sobre o passado. Assim, ela parte para Israel com seu suposto primo (Simas) para desvendar as origens do objeto, e de seu passado.

O MARAVILHOSO MÁGICO DE OZ. (Volshebnik Izumrudnogo goroda. Doroga iz zhyoltogo kirpicha). UKR 2024. Dir: Igor Voloshin. Com Ekatarina Chervova, Svetlana Khodchenkova, Yuri Kokokonikov, Egor Koreshkov. Fantasia. Reinterpretação do clássico O Mágico de Oz de L. Frank Barum, Levada por um furacão até um mundo extraordinário e desconhecido, Ellie (Chervova) e seu cachorro acreditam que, para voltar para casa, precisam chegar até a Cidade Esmeralda para falar com o poderoso mágico que vive lá. No caminho, Ellie esbarra com grandes obstáculos e os amigos Leão, homem de lata e espantalho. O filme cobre uma parte da obra de Baum, que Voloshin está preparando para uma continuação, ainda sem data prevista.
