SEVEN – OS SETE CRIMES CAPITAIS VOLTA ÀS TELAS DO CINEMA HOJE

Por Adilson Carvalho

Clássico do suspense, dirigido por David Fincher estrelado por Brad Pitt , Morgan Freeman, Kevin Spacey e Gwyneth Paltrow (na época namorada de Pitt), o filme Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) comemora, agora em 2025, 30 anos de seu lançamento original e para a alegria dos fãs, o filme volta a ser exibido nos cinemas brasileiros. A ponto de se aposentar, o detetive William Somerset (Freeman) pega um último caso, com a ajuda do recém-transferido David Mills (Pitt). Juntos, descobrem uma série de assassinatos e logo percebem que estão lidando com um assassino que tem como alvo pessoas que ele acredita representar os sete pecados capitais. O filme é envolvente e pertubador em sua narrativa investigativa, Fincher mostra sua habilidade de costurar o suspense sem jamais perder o ritmo, e também sem fazer concessões. As imagens são impactantes e traduzem a violência explícita de uma mente psicótica, culminando no final brutal que tornou o filme muito falado na época.

Fincher chegou a chamar Al Pacino para o papel do detetive Somerset mas este recusou. Em seguida Fincher chegou a acreditar que Morgan Freeman recusaria o papel do detetive Somerset, mas este foi o primeiro ator do elenco a assinar contrato. Denzel Washington recusou o papel de David Mills, incomodado com o tom sombrio do filme, e Brad Pitt entrou em seu lugar. A persona experiente e equilibrada de Freeman é fundamental no choque de personalidade com o mais jovem David Mills, de Brad Pitt. David Fincher estava determinado a filmar o roteiro de Andrew Kevin Walker sem comprometer sua visão, porque em seu primeiro filme, Alien 3 (1992), ele teve batalhas constantes com o estúdio sobre o controle criativo e foi demitido três vezes. Assim como fizeram com Alien 3, o estúdio queria mudar o final, mas, dessa vez, Fincher teve o apoio de Brad Pitt e Morgan Freeman. O vilão John Doe havia sido inicialmente oferecido a Val Kilmer, mas ele recusou. Kevin Spacey era pouco conhecido na época, tendo começado na TV em séries como O Homem da Máfia (1988), e no cinema em papeis menores em Cegos, Surdos & Loucos (1989) e Jogos de Adultos (1992), pelo qual levou o Saturn Awards como melhor ator coadjuvante. No mesmo ano de Seven, Kevin também recebe o Oscar de melhor ator coadjuvante por Os Suspeitos (1995).

Os produtores pretendiam que Kevin Spacey recebesse o maior destaque no início do filme, mas ele insistiu que seu nome não aparecesse nos créditos de abertura, para surpreender o público com a identidade do assassino. Para compensar, ele aparece duas vezes nos créditos finais: uma antes de os créditos começarem a rolar e outra nos créditos finais, por ordem de aparição. Outra vantagem do ponto de vista de Spacey, segundo ele, foi o fato de ter sido excluído do marketing do filme durante seu lançamento, o que significa que ele não precisou fazer nenhuma aparição pública nem dar entrevistas. Kevin Spacey chegou ao set logo após terminar Epidemia (1995), onde usava um corte de cabelo militar curto. Antes do início das filmagens, ele conversou com o diretor David Fincher sobre a aparência de seu personagem e sugeriu que ele deveria raspar toda a cabeça. Quando Fincher se convenceu de que Spacey não estava brincando, ele lhe disse: “Se você fizer isso, eu farei”, e assim ambos ficaram carecas pelo resto do filme. Um filme capaz de gerar tensão e prender a atenção do começo ao fim, ainda uma aula de roteiro e suspense que ainda impressiona. O filme está de volta aos cinemas de hoje (30/01) a 6 de fevereiro em rede limitada de cinemas com ingressos já a venda no ingressos.com. Abaixo a lista de cinemas do Rio de Janeiro, que exibem o filme. No ingressos.com você confere os cinemas de outras cidades.

Cinemark Botafogo
Cinemark Downtown
Cinesystem Américas
Cinesystem Botafogo
Kinoplex Nova América
Kinoplex RioSul
Kinoplex Shopping Boulevard RJ
Kinoplex Via Parque
UCI Kinoplex Norte Shopping
UCI New York City Center
UCI Park Campo Grande
UCI Park Jacarepaguá

Deixe um comentário