CLASSICO REVISTADO | E SE FOSSE VERDADE – 20 ANOS

Por Adilson Carvalho

Há 20 anos, Mark Ruffalo, muito antes do papel de Bruce Banner nos filmes da Marvel, co-estrelou ao lado de Reese Wintherspoon, essa adorável comédia romântica que segue o sentido inverso do clássico Ghost (1990), um homem vive uma bela história de amor com o fantasma de uma mulher. Baseado no livro Et si c’était vrai de Marc Levy, os produtores compraram os direitos do romance sem ter lido o livro original em francês, depois de receber uma proposta com um esboço da história. O nome do filme vem de uma canção da banda The Cure, de seu álbum de 1987, Kiss Me Kiss Me Kiss Me.

Ainda sofrendo com a morte da esposa, o arquiteto David Abbott (Ruffalo) se muda para um novo apartamento. Infelizmente, a inquilina anterior, a médica Elizabeth Masterson (Wintherspoon), entrou em um coma após um terrível acidente de carro. O espírito dela começa a assombrar o antigo apartamento, sem memória de quem ela é, quem são seus familiares ou o que fazia. David, então, tenta ajudá-la a descobrir sua identidade, e os dois acabam se apaixonando. A atriz Gabriela Spanic, da novela mexicana A Usurpadora, fez teste para o papel de Elizabeth, mas o papel ficou com Reese Winterspoon, que no ano seguinte ganhou o Oscar de melhor atriz por Johnny & June. O diretor Mark Waters, o mesmo de Sexta Feira Muito Louca (2003), consegue equilibrar os momentos de comédia e romance à medida que David desvenda o que prendeu o espírito de Elizabeth àquele apartamento, contando com a ajuda inicial do exquisitão Darryl , interpretado por Jon Hader. Este foi vítima de fortes rumores de que o ator havia morrido logo após o término das filmagens de Napoleon Dynamite (2004).

Durante algumas cenas e ensaios, o diretor Mark Waters fez com que Mark Ruffalo usasse um fone de ouvido para receber suas falas de Reese Witherspoon, que não estava no set, reproduzindo a situação descrita no filme em que David precisa transmitir as mensagens de Elizabeth para os outros que não podem vê-la nem ouvi-la. Depois de uma tomada ruim durante a filmagem, Mark Ruffalo pulou de brincadeira de uma janela no set. Ele aterrissou em uma passarela do lado de fora da janela, mas ainda assim assustou a equipe. O telhado do apartamento de Elizabeth foi totalmente construído no palco, com CGI para o horizonte de São Francisco. Durante a maior parte da cena em que Elizabeth e David visitam a Elizabeth em coma pela primeira vez, Reese Witherspoon interpretou a versão “fantasma” de Elizabeth, e sua dublê (que se parece tanto com Witherspoon que algumas pessoas confundiram as duas) estava na cama. Com a volta de Reese Wintherspoon às comédias em Casamento Cruzado na Prime Video, este é um bom momento para rever este que está entre os melhores trabalhos da estrela. Disponível para compra na Apple TV.

Deixe um comentário