CAPITÃO AMÉRICA DAS HQS PARA AS TELAS | O PRIMEIRO LIVE ACTION

Revendo todas as versões live-action do Capitão América, esquentando para a estreia de Capitão América : Admirável Mundo Novo.

Por Adilson Carvalho

Em Março de 1941 (embora tivesse sido distribuído no final do ano anterior), surgiu nos quadrinhos americanos o super – herói de caráter mais ufanista a ocupar o imaginário popular. Saído das mentes criativas de Joe Simon & Jack Kirby (pela editora Marvel Comics que na época usava o nome Timely Comics) , o Capitão América já aparecia em uma imagem provocante: Esmurrando o rosto do próprio Adolf Hitler. E assim, quase um ano antes do ataque japonês a Pearl Harbor que levou os Estados Unidos a entrar na segunda guerra, o público conhecia a história de Steve Rogers, um homem franzino com forte ardor patriótico, que recusado pelo exército,  aceita se tornar cobaia de um experimento secreto: Receber um soro experimental capaz de ampliar força física e reflexos para além dos limites de um homem comum. Como o cientista criador do soro é assassinato, o jovem acaba sendo o único agraciado com a fórmula do super-soldado e torna-se o herói que desafiará o mal representado pelo terceiro Reich, ao menos na imaginação de quem leu a HQ. Esta história de origem foi rejeitada pelo Republic Studios quando este veio a produzir seu último seriado baseado em um personagem de quadrinhos. A justificativa seria os custos elevados exigidos na época. Assim, no seriado, o Capitão América passa a se chamar Grant Gardner, o promotor público da cidade e o seu inimigo é o Escaravelho, também conhecido como Karl Maaldor, interpretado por Lionel Atwill.

Assim como Batman (da DC Comics) tinha seu parceiro juvenil, o Capitão América tinha seu Robin na figura do jovem Bucky, que foi deixado de fora da adaptação. Naqueles tempos mais inocentes a figura de um herói ostentando as cores da bandeira americana e carregando um escudo triangular (que passaria a ser circular no segundo numero da revista do personagem) foi bem aceita. O ator escolhido foi Dick Purcell (1905-1944), de boa forma já que havia sido um pugilista amador e praticante do 4º Dan de Judo, qualidades que o ajudaram no papel. As asinhas na lateral da máscara foram deixadas de lado, um detalhe imperdoável para os fãs do herói. Também não há Caveira Vermelha e o plano do vilão chamado Escaravelho é roubar um artefato capaz de emitir ondas sonoras destrutivas. Essa primeira adaptação do personagem teve 15 capítulos e foi a primeira adaptação de um personagem da futura Marvel para as telas. Lamentavelmente, Purcell nunca mais voltou a viver o herói já que faleceu de ataque do coração em 10 de abril de 1944 aos 38 anos.

Esteja conosco em três dias para conferir a volta do Capitão América na TV.

Deixe um comentário