Por Adilson Carvalho

Um dos atores mais cotados para receber o Oscar de melhor ator, Adrian Brody recebeu o Critics Choice na última sexta (7/2). Ator e produtor norte-americano, já ganhou a estatueta dourada de Melhor Ator Conhecido por interpretar Władysław Szpilman no drama de guerra O Pianista (2002), de Roman Polanski. na época aos 29 anos, tornou-se o ator mais jovem a vencer nessa categoria, e também o segundo ator norte-americano a ganhar o Prêmio César de Melhor Ator pelo mesmo filme. Para se preparar para o papel-título em O Pianista (2002), ele aprendeu a tocar peças de Frédéric Chopin no piano e emagreceu 15 quilos. Ele se desligou de sua vida real, abrindo mão de seu carro e apartamento, porque se sentia responsável pelos judeus poloneses que haviam sofrido muito e queria se conectar, de alguma forma, com sua dor e desespero.

Brody já foi comparado a Robert DeNiro e Al Pacino por sua incrível versatilidade e profundidade. Sua estreia nas telas foi em Contos de Nova York (1989), filme dividido em 3 episódios, com Brody trabalhando com Francis Ford Coppola. Trabalhou com Terrence Malick em Além da Linha Vermelha (1998), um drama de guerra antes de se juntar ao elenco de A Vila (2004) de M. Night Shymalan. Em 2005, viveu um escritor levado em uma expedição à ilha da Caveira no remake de King Kong, de Peter Jackson, e no ano seguinte um detetive investigando o assassinato do ator George Reeves (Ben Affleck) em Hollywoodland – Bastidores da Fama (2006). Lutou muito para convencer o produtor Robert Rodriguez e o diretor Nimród Antal de que ele era uma boa escolha para o papel principal de “Royce” em Predadores (2010). Expressou o desejo de estrelar um filme de quadrinhos como herói ou vilão. Ele disse que adoraria interpretar o Coringa ou o Charada em um filme do Batman.

Brody teve destaque em um papel menor em Meia Noite em Paris (2011), de Woody Allen, onde interpretou o pintor Salvador Dali. Diversificou ainda mais seus papéis na TV onde protagonizou a minissérie Houdini para o History Channel no papel do lendário mágico e ilusionista, em 2017 integrou o elenco da premiada Pinky Blinders, e fez o Capitão Boone na série Chappelwaite. Na última década, Adrien Brody fez ainda Ghosted – Sem Resposta (2023) para a AppleTV, voltando ao cinema com Asteroid City (2023) de Wes Anderson e agora seu papel como o arquiteto Lazslo Toth no esperado O Brutalista, que chega aos cinemas brasileiros em 20 de fevereiro.