Por Marcelo Kricheldorf

Martin Scorsese é um dos mais renomados e influentes diretores de cinema da história. Nascido em 17 de novembro de 1942, no Queens, Nova York, Scorsese cresceu em uma família de imigrantes italianos e foi criado em um ambiente católico devoto. Scorsese desenvolveu um amor pelo cinema desde cedo, influenciado pelos filmes de Vittorio De Sica e Federico Fellini. Ele estudou cinema na Universidade de Nova York e começou a fazer curtas-metragens e documentários nos anos 1960.
A carreira de Scorsese como diretor de longas-metragens começou com Quem Bate à Minha Porta (1967). Seguiram-se obras como Caminhos Perigosos (1973 – primeiro filme de gangster do diretor) e Allice não Mora Mais Aqui (1974). Porém, foi com Taxi Driver (1975) que ele ganhou reconhecimento internacional, ganhando a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A consolidação total viria a ocorrer com o filme Touro Indomável (1980), estrelado por Robert De Niro, biografia do boxeador Jake LaMotta, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Ao longo de sua carreira, Scorsese dirigiu obras primas, incluindo, Os Bons Companheiros (1990), Cassino(1995), Cabo do Medo (1991), Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004),A Invenção de Hugo Cabret (2011) e O Lobo de Wall Street (2013). Seu estilo é caracterizado por uma abordagem visceral e intensa, com uso de close-ups, movimentos de câmera rápidos e uma trilha sonora que frequentemente inclui música rock clássico, jazz e musica clássica. É conhecido por sua colaboração com atores como Robert De Niro, Leonardo DiCaprio e Daniel Day-Lewis, e por sua abordagem detalhada e intensa ao processo de filmagem. Ele também é um defensor da preservação do patrimônio cinematográfico e fundou a Film Foundation, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para preservar e restaurar filmes clássicos.

O legado de Scorsese é imenso, e ele é amplamente considerado um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos. Ele recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Oscar de Melhor Diretor por Os Infiltrados (2006). Além disso, Scorsese foi homenageado com um Oscar Honorário em 2007 por suas contribuições ao cinema. Recentemente realizou excelentes trabalhos como O Irlandês (2019) e O Assassino da Lua das Flores (2023) Em resumo, Martin Scorsese é um diretor de cinema visionário e influente, conhecido por sua abordagem intensa e visceral ao processo de filmagem. Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas, Scorsese é um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, e seu legado continua a inspirar e influenciar gerações de cineastas e fãs de cinema.