Por Adilson Carvalho
Mais dois indicados ao Oscar chegam às telas das salas de exibição, mas o cardápio ainda é diversificado com produção nacional baseada em fatos reais e um remake disfarçado do polêmico diretor italiano Pier Paolo Pasolini. Vamos aos filmes:

O BRUTALISTA (The Brutalist). EUA 2025. Dir: Brady Corbet. Com Adrien Brody, Guy Pearce, Felicity Jones. Drama. Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza (2024), o filme indicado a 10 Oscars, incluindo melhor filme, diretor, ator para Adam Brody e ator coadjuvante para Guy Pearce. O arquiteto visionário húngaro László Tóth (Brody) e sua esposa Erzsébet (Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América., onde serão testemunhas do surgimento da América moderna e onde viverão tragédias e grandes feitos, principalmente depois de conhecerem o milionário Harrison Lee Van Buren ( Pearce), que encomenda a construção de um monumento grandioso. Apesar do apuro na contextualização histórica, o filme não é baseado em fatos reais.

FLOW (Flow). LET 2024. Dir: Gints Zilbalodis. Animação. Premiada produção da Letônia, levou o Globo de Ouro da categoria. Apesar de ser uma história vivida por animais, o filme rejeita as personificações fantasiosas estilo Disney e mostra o comportamento dos bichos com realismo, apesar de ser uma animação. O protagonista é um gato solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. O filme foi indicado a duas categorias do Oscar 2025: Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Internacional.

O INTRUSO (The Visitor). RU 2025. Dir: Bruce Labruce. Com Bishop Black, Macklin Koval, Amy Kingsmill, Ray Filar. Drama erótico. Releitura de Teorema (1968) de Pier Paolo Pasolini. Um homem aparece nu dentro de uma mala na margem do rio Tâmisa. O misterioso refugiado é convidado a morar como funcionário de uma família burguesa de classe alta. Ele passa a seduzir cada membro da família em uma série de encontros sexuais explícitos, virando o mundo deles de cabeça para baixo, mudando radicalmente suas vidas.

FÉ PARA O IMPOSSÍVEL. Bra 2025. Dir: Ernani Nunes. Com Vanessa Giácomo, Dan Stulbach, Julia Gomes. Drama. Longa biográfico encenando a vida de Renee Murdoch (Giácomo), uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012. Internada em estado gravíssimo e com baixas perspectivas de cura sob o diagnóstico de traumatismo craniano, Renee contou com a ajuda de seu marido, Philip (Stulbach), e com o apoio de sua família que compartilharam a luta da pastora com o mundo a fim de reunir o máximo de pessoas para uma poderosa corrente de oração pela sua recuperação.