Por Paulo Telles

E Vamos para mais um caso nos antigos bastidores do mundo do cinema em ISTO É FATO…NÃO FITA!
Lançado em julho de 1959, A Maior Aventura de Tarzan (Tarzan’s Greatest Adventure), de John Guillermin (1928 – 2015), introduziu Sy Weintraub (1923-2000) nas produções cinematográficas com o herói, aproximando-o o mais fielmente possível do perfil idealizado por Edgar Rice Burroughs (1875-1950), fora das interpretações monossilábicas de Johnny Weissmuller (1904-1984) e Lex Barker (1919-1973). Na primeira metade da década de 1960, Weintraub levou as aventuras de Tarzan para TV em uma série homônima estrelada por Ron Ely entre 1966 a 1968.
Tarzan’s Greatest Adventure foi rodado em locações da África, com Gordon Scott (1926-2007) vivendo o herói criado por Burroughs. Descoberto em 1953 em um clube de Las Vegas, o Sahara, dois caçadores de talentos vindos de Hollywood notaram um musculoso salva-vidas que fazia inspeção na piscina, e era justamente Gordon Scott! Scott era atleta fisiculturista, além de ser instrutor de lutas e de combate corpo a corpo durante a II Guerra. Fora também policial, mas pediu dispensa da corporação em 1947.

Quando Scott desembarcou no Aeroporto de Nairobi para o início das filmagens de A Maior Aventura de Tarzan, o hercúleo astro foi ovacionado pelos fãs, e jovens ofereceram-se para carregar sua mala. Scott escolheu um rapaz de pequena estatura que, ao se aproximar do ator, disse-lhe: “Você é grande como uma árvore!” Gordon sorriu e respondeu: “E você é forte como um leão! então carregue a mala pra mim!” O homenzinho até tentou levantar a mala do chão, mas desistiu, dizendo para Scott: “É melhor que você mesmo a carregue”. E somente o “Rei das Selvas” poderia carregar bagagem tão pesada, que continha entre outros itens pessoais, barras e halteres – que Gordon Scott durante os intervalos de filmagens dedicaria a se exercitar.
Um caso em nossos registros, afinal, Isto é Fato…Não Fita!
Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.
https://cineretroboavista.blogspot.com/
“Isto é Fato… Não Fita! “ Era um quadro do extinto programa Cine Vintage, pela Web Rádio Vintage.