Por Adilson Carvalho

O Oscar acabou e o Carnaval está indo embora. Com isso, o circuito comercial se ajusta com estreias bem variadas: Terror baseado em Stephen King, ficção científica do mesmo diretor de Parasita, comédia nacional e muito mais. Confirem:
O MACACO (The Monkey) EUA 2024. Dir: Osgood Perkins. Com Theo James, Tatiana Maslany, Elijah Wood, Christian Convery. Terror. Adaptado de um conto de Stephen King, o filme tem os nomes de James Wan (Invocação do Mal) na produção e Osgood Perkins (Longlegs : Vínculo Mortal) na direção. Dois irmãos gêmeos (James) encontram, inesperadamente, um macaco de brinquedo que pertenceu ao pai. Quando coisas estranhas começam a acontecer ao redor deles, os irmãos decidem se desfazer do macaco. Anos depois, eventos terríveis voltam a acontecer e eles precisarão encontrar o boneco e destruí-lo de vez. O filme reúne alguns rostos conhecidos como Tatiana Maslany (Mulher-Hulk), Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Christian Convery (Sweet Tooth).
UMA ADVOGADA BRILHANTE BR 2025. Dir: Alê McHaddo. Com Leandro Hassum, Alê McHaddo, Claudia Campolina, Danilo Gentili, Ary França, Renata Bras, Bruno Garcia. Comédia. Terceiro trabalho da diretora e co-roteirista Alê McHaddo com Leandro Hassum depois de Amor Sob Medida (2021) e Meu Cunhado é um Vampiro (2023). Hassum interpreta Mike Barbieri, um advogado promissor, enfrentando um grande desafio pessoal e profissional, principalmente por ter que lidar com a constante confusão envolvendo seu nome de origem italiana, de som frequentemente associado a um nome feminino. Pressionado pela necessidade de arcar com todas as despesas de seu filho, sob a ameaça de sua ex-esposa deixar o Brasil com o garoto, tudo piora quando a empresa onde trabalha é adquirida pelo maior escritório de advocacia do país, que demite vários funcionários, incluindo ele, na tentativa de equilibrar a quantidade de homens e mulheres. No entanto, por conta da confusão com seu nome, ele é salvo da demissão, ao assumir a identidade de Michelle Barbieri, uma mulher, passando assim a viver uma vida dupla cada vez mais complicada.

MICKEY 17. EUA 2025. Dir: Bong Joon Ho. Com Robert Pattinson, Mark Ruffalo, Toni Collette, Steve Yeun, Naomi Ackie. Ficção-Científica. O cineasta de Parasita (2019) escreve e dirige essa história de um futuro de missões espaciais em que pessoas são escolhidas para realizar tarefas perigosas e, em caso de morte, são clonadas e substituídas por uma cópia que assume suas responsabilidades. Assim, após seis mortes, Mickey (Pattinson) começa a perceber que sua existência não é tão simples quanto parece. Confrontado com os segredos sombrios por trás de sua repetitiva jornada, ele se vê diante de escolhas que podem abalar a ordem estabelecida e alterar o destino da sua missão no coração de um mundo alienígena.

NA SUA PELE (Marked Men) EUA 2025. Dir: Nick Cassavetes. Com Sydney Taylor, Chase Stokes, Alexander Ludwig, Ella Balinska, Anton Poriazov, Hannah Kepple, Natalie Allyn Lind. Drama/Romance. O diretor de O Diário de Uma Paixão (2004) adapta o livro Rule, da série de best-sellers de Jay Crownover. Na história, Shaw (Taylor) sempre gostou de Rule (Stokes), mesmo quando o sentimento nunca tinha sido correspondido. Após uma noite de bebedeiras, reflexões e conversas intensas, eles avaliam se podem ou não ficar juntos sem estragar suas próprias vidas e principalmente a si mesmos.

BAMBI – UMA AVENTURA NA FLORESTA (Bambi, L’histoire d’une vie dans les bois) FR 2025. Dir: Michel Fessler. Fantasia. Adaptação do romance Bambi, a Life in the Woods do austríaco Felix Salten originalmente publicado em 1923 e levado à Disney como animação em 1942. Bambi é um jovem cervo que, ao lado da sabedoria e do amor da sua mãe, aprende as lições necessárias para sobreviver na floresta. Com o carinho e a amizade dos outros animais, como o corvo, o coelho e o guaxinim, Bambi explora as maravilhas da natureza e se encanta com o mundo à sua volta. Com a chegada do outono, porém, a vida do pequeno cervo muda drasticamente, quando sua mãe morre nas mãos de caçadores, separando os dois para sempre. Sozinho e em luto, Bambi precisa canalizar toda a força materna aprendida para superar as adversidades. Na versão em alemão, a narração é feita pela clássica atriz alemã Senta Berger (Cruz de Ferro, 1977). Ainda esse ano teremos uma versão de Bambi como filme de terror já que a obra chegou a domínio público.
