por Adilson Carvalho
No dia Internacional da Mulher, o site Cinema com poesia rende essa homenagem com uma seleção de filmes vividos por atrizes maravilhosas com personagens fantásticos que nos lembram da força de uma mulher.

VIOLA DAVIS – A MULHER REI (PRIME VÍDEO – ALUGUEL) Ano passado, a maravilhosa atriz Viola Davis viveu o general Nanisca, que treina um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de Dahomey de um inimigo estrangeiro. Embora “inspirado em fatos reais”, o filme A Mulher Rei claramente não está preso a eles, apresentando um elenco e cenário que serve para atualizar a fórmula do gênero heroismo nas telas. Majestosa como sempre, Viola Davis fornece uam atuação estupenda como a líder das Agojie, conhecidas como Amazonas Dahomey, uma unidade de mulheres que se abstém do casamento e maternidade para praticar artes marciais e defender o reino.

ROSAMUND PIKE – RADIOATIVO (NETFLIX). A cinebiografia de Marie Currie, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel (isso em 1903), feito que repetiu 8 anos depois. Adaptado do livro Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout, de Lauren Redniss; o filme, é protagonizado pela excelente Rosamund Pike. Extremamente relevante para o dia internacional da Mulher já que Madame Currie foi responsável por importantes descobertas que levaram ao estudo da radioatividade.

ANDREIA HORTA – ELIS (NETFLIX) Cantora desde a infância, Elis Regina (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil, a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

SALMA HAYEK – FRIDA (PRIME VIDEO) Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo , uma excelente atuação da belíssima Selma Hayek. Nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México e com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, Frida Kahlo levou ao mundo as cores vibrantes e a energia do povo mexicano em suas roupas, adereços e pinturas.

FERNANDA MONTENEGRO – CENTRAL DO BRASIL (PRIME VIDEO). Dora (Montenegro) é uma professora aposentada que, diante da difícil situação financeira, complementa seus ganhos escrevendo cartas para analfabetos na estação de trens metropolitanos Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Uma de suas clientes, Ana, tenta reaproximar o filho Josué do pai, que está distante, mas ela morre ao sair da estação. Dora então se vê responsável pela criança e acompanha o menino numa jornada ao encontro do pai desaparecido. Fernanda Montenegro recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. E deveria ter ganhado! O longa é dirigido por Walter Salles e escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, e também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.