CIRCULO DE LIVROS | O MACACO DE STEPHEN KING

Por Adilson Carvalho

Mais uma das obras de Stephen King chega às telas do cinema com a estreia de O Macaco (The Monkey), baseado em um conto de terror de 1980 do autor americano, que apresenta um macaco de brinquedo amaldiçoado que bate pratos. A história foi publicada pela primeira vez como um livreto incluído na revista Gallery em 1980. Foi então significativamente revisada e publicada na coletânea de King, Tripulação de Esqueletos (Skeleton Crew) publicada pela primeira vez em 1985. A história acompanha Hal Shelburn, um homem assombrado por um macaco de corda que parece trazer morte e infortúnio. A história começa quando o filho de Hal, Petey, descobre o macaco em uma caixa enquanto explora o sótão da casa da infância de Hal. Hal reage com pavor, relembrando suas experiências de infância com o brinquedo.

Em flashbacks, Hal se lembra de ter encontrado o macaco entre os pertences de seu pai em um armário de armazenamento. Quando criança, Hal notou um padrão perturbador: sempre que o macaco batia palmas, ocorria uma morte ou calamidade. Esses eventos incluíram a queda fatal do amigo de infância de Hal, Johnny McCabe, de uma casa na árvore e a morte do gato de sua tia Ida, que foi atropelado por um carro. Acreditando que o macaco estava amaldiçoado, o jovem Hal o jogou em um poço seco perto de sua casa.

Décadas depois, o macaco ressurge inexplicavelmente. Seu reaparecimento perturba Hal, que teme pela segurança de sua família. Decididos a destruir o brinquedo, Hal e Petey vão ao Crystal Lake com o macaco em uma bolsa de voo pesada com pedras. Hal rema até a parte mais profunda do Crystal Lake, onde joga a bolsa na água. Enquanto o saco afunda, Hal ouve o som fraco dos címbalos do macaco batendo palmas. Durante o descarte, o barco começa a se quebrar, mas Hal consegue nadar até Petey em segurança. A história termina com um recorte de jornal mostrando que centenas de peixes do lago morreram em decorrência disso. No conto de Stephen King, muitos dos nomes dos personagens e da cidade são os mesmos, mas os eventos e o tom são muito diferentes. A história é levada a sério, Hal e Bill não são gêmeos, mas irmãos mais novos/mais velhos por vários anos. Hal é casado e pai de dois filhos (Dennis e Petey). Foi o segundo livro de contos publicado por Stephen King, em 1985, sete anos depois de Sombras da Noite (Night Shift). Foi originalmente publicado em capa dura pela editora Putman e reimpresso diversas vezes no decorrer dos anos seguintes. No Brasil foi publicado pela primeira vez em 1987 pela extinta Editora Francisco Alves, republicado anos mais tarde pela Objetiva (2002), Planeta DeAgostini (2004) e Ponto de Leitura (2012)

Deixe um comentário