FILME DO DIA | TRILOGIA ENTRANDO NUMA FRIA

Por Adilson Carvalho

Hoje comemora-se o dia do sogro, e que figura mais marcante nas telas entre as comédias dos últimos 20 anos do que Robert DeNiro como Jack Byrnes nos três filmes da franquia Entrando Numa Fria, que anuncia-se para breve um quarto filme. No primeiro filme Entrando Numa Fria (Meet the Parents) de 2001 tudo deu errado para o pacato enfermeiro Greg Focker (Ben Stiller) quando é convidado a passar o final de semana na casa dos pais de sua noiva Pamela Byrnes (Teri Polo). Seus problemas começam ja com o desastroso primeiro encontro com o pai dela, o agente secreto aposentado Jack Byrnes (De Niro), pai superprotetor e extremamente desconfiado que não mede esforços para desacreditar Greg aos olhos de Pam, apelando até para o sem noção Kevin Rawley (Owen Wilson) , o ex namorado de Pam. Mesmo contando com a simpatia da passiva Dina Byrnes (Blythe Danner), a mãe de Pam, Greg só se dá mal à cada tentativa de agradar aos sogros. Na época de produção do filme, De Niro foi escalado depois do sucesso obtido na comédia Máfia no Divã (Analyse This, 1999) e foi do ator a ideia da famosa cena do teste do polígrafo. Ben Stiller é ótimo no papel do homem comum, desajeitado, forçado a situações ridículas. O filme se tornou um sucesso imediato com o público e, claro, levou à sequência Entrando Numa Fria Maior Ainda (Meet the Fockers) de 2004. 

Em uma excelente decisão do roteiro Greg leva a família Byrnes para conhecer seus pais na Flórida, os ex-hippies Bernard e Roz, interpretados magistralmente por Dustin Hoffman e Barbra Streisand. Hoffman improvisou suas falas, sempre confrontando seu jeito descolado e sem noção com a rigidez de Jack (DeNiro). Para Barbra Streisand, fazer o filme foi uma experiência revigorante, pois foi a primeira vez que ela atuou apenas como atriz em vinte e três anos, sem exercer o papel de produtora, escritora ou diretora. A MPAA (Motion Picture Association of America) não permitiria que o nome “Fockers” aparecesse em pôsteres ou fizesse parte do título principal do filme, a menos que os cineastas pudessem provar que em algum lugar dos Estados Unidos havia alguém com o sobrenome real “Focker”. Aparentemente, eles encontraram alguém, pois o filme acabou por receber o nome “Meet the Fockers” da MPAA. No filme de 2000, Greg (Ben Stiller) diz a Jack (Robert De Niro) que tem uma irmã. No entanto, nesse filme, Bernie (Dustin Hoffman) e Roz (Barbra Streisand) revelam que Greg é, na verdade, seu único filho. Originalmente, os roteiristas pensaram em incluir o papel da irmã de Greg no roteiro e consideraram a possibilidade de abordar Julia Roberts, Cameron Diaz ou Demi Moore para o papel, mas decidiram não incluí-lo, pois acharam que seria mais engraçado o fato de Greg ser filho único ser apenas mais uma mentira que ele contou a Jack no primeiro filme e que seria transferida para a continuação. O segundo filme termina com o casamento de Greg e Pam, que está grávida para decepção do sisudo Jack Byrnes.

Em 2010, veio o terceiro filme Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família (Little Fockers), com Jack mais uma vez pegando no pé de Greg para saber se este pode ser seu sucessor como patriarca da família. Greg e Pam tem dois filhos (Daisy Tahan e Colin Baiochi), mas as atribulações do trabalho e da maternidade estão atrapalhando o casal. Tudo piora quando Jack suspeita que Greg está tendo um caso com Andi Garcia (Jessica Alba), sua colega de trabalho. Inicialmente, Dustin Hoffman recusou-se a reprisar seu papel como Bernie Focker, por estar insatisfeito com o roteiro e com a substituição do diretor Jay Roach (que dirigiu os dois primeiros filmes) por Paul Weitz, de modo que o personagem seria eliminado. No entanto, tanto Hoffman quanto a Universal acabaram concordando que ele filmasse seis cenas. Há várias referências a O Poderoso Chefão (1972) nesse filme, como o fato de Jack (Robert De Niro) se referir a Greg (Ben Stiller) como “The Godfocker” (O Poderoso Pintão). De Niro estrelou em O Poderoso Chefão: Parte II (1974) como um jovem Vito Corleone. Além disso, depois que Greg recebe esse título, ele segura o rosto de Jack e beija suas bochechas, uma saudação semelhante à que Al Pacino usa em seu papel como Michael Corleone em O Poderoso Chefão II. A trilha sonora muda durante esses momentos para soar mais parecida com a usada em O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão II. Assista a trilogia Entrando Numa Fria no Disney Plus.

Deixe um comentário