Marcelo Kricheldorf
:max_bytes(150000):strip_icc():format(webp)/ranking-spielberg-2000-a6369c67114549a4b4967cd764835c3b.jpg)
Steven Spielberg é um dos nomes mais respeitados e influentes do cinema contemporâneo. Nascido em 18 de dezembro de 1946, em Cincinnati, Ohio, Spielberg cresceu em uma família de classe média e desenvolveu um interesse pela cinematografia desde cedo. Spielberg começou sua carreira no cinema como um diretor de televisão, trabalhando em séries como Columbo e Galeria do Terror. Seu primeiro filme, Encurralado (Duel,1971), foi um sucesso de crítica e de público, e estabeleceu Spielberg como um diretor de cinema promissor. Nos anos 1970, Spielberg dirigiu alguns de seus filmes mais icônicos, incluindo Louca Escapada (The Sugarland Express, 1974), Tubarão (Jaws,1975), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977). Nos anos 80, Spielberg dirigiu Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981), ET- Extraterrestre (ET – The Extra – Terrestrial,1982), Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984) e Indiana Jones e a Ultima Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade,1989). Esses filmes estabeleceram o estilo de Spielberg como um diretor de cinema de ação e aventura, com uma ênfase na criação de personagens memoráveis e na utilização de efeitos especiais inovadores.

A transição de Spielberg do cinema adolescente para o adulto foi marcada por filmes como A Cor Púrpura (The Color Purple,1985) e O Império do Sol (Empire of the Sun, 1987). Esses filmes demonstraram a capacidade de Spielberg de criar filmes que são ao mesmo tempo emocionantes e profundos, e que podem ser apreciados por audiências de todas as idades. Em 1993 Spielberg chega ao ápice de sua carreira com a obra prima A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan,1998) demonstram a maturidade artística de Spielberg e sua capacidade de criar filmes que são ao mesmo tempo emocionantes e históricos. Nos anos 2000, Steven Spielberg continuou a dirigir filmes que foram bem recebidos pela crítica e pelo público. Em A.I.-Inteligência Artificial (A.I – Artificial Intelligence, 2001), Spielberg nos entrega uma ficção científica ambientada em um futuro onde a Inteligência Artificial é capaz de criar robôs quase iguais aos seres humanos. Já em Minority Report – A Nova Lei (Minority Report, 2002), temos outro filme de ficção científica distópica que é baseado em um conto de Philip K. Dick e conta a história de um policial que pode prever crimes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/j/v/XqrE91TAWVMB9uWxpcew/stevenspielberg001.jpg)
Em Prenda me se for Capaz (Catch Me If You Can,2002), Spielberg faz um filme biográfico que conta a história de Frank Abagnale Jr., um homem que se passou por um piloto da Pan Am e foi preso por fraude. O filme foi bem recebido pela crítica e pelo público, e é considerado um dos melhores filmes de Spielberg da década. Em 2005 , o diretor volta à ficção científica com A Guerra dos Mundos (War of the Worlds); uma adaptação do romance de H.G. Wells e conta a história de uma invasão alienígena à Terra. Na sequencia, Spielberg volta a abordar temas mais mais serios como em Munique (Munich,2005); filme de drama conta a história de um grupo de agentes secretos israelenses que são enviados para vingar o massacre de atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Já em Lincoln (Idem,2012); o diretor nos entrega filme histórico-dramático que é ao mesmo tempo uma biografia de Abraham Lincoln e uma análise da política e da história americana. Mais recentemente o diretor realizou obras como Ponte dos Espiões (Bridge of Spies, 2015), The Post – A Guerra Secreta (The Post, 2017), Jogador N° 1 (Ready Player One, 2018), Amor Sublime Amor (West Side Story, 2021) e Os Fabelmans (The Fabelmans, 2022). A importância de Spielberg no cinema contemporâneo é inegável. Ele é um dos diretores de cinema mais respeitados e influentes da história, e sua contribuição para o cinema é imensa. Spielberg é um mestre da narrativa, um criador de personagens memoráveis e um inovador na utilização de efeitos especiais. Além disso, Spielberg é um diretor que tem sido capaz de se adaptar às mudanças do cinema e da sociedade ao longo dos anos. Ele tem dirigido filmes que são relevantes para as questões sociais e políticas do momento, e tem sido um defensor da liberdade de expressão e da diversidade no cinema.
Por fim, Steven Spielberg é um diretor de cinema que tem deixado uma marca indelével no cinema contemporâneo. Sua contribuição para o cinema é imensa, e sua importância como um diretor de cinema é inegável. Spielberg é um mestre da narrativa, um criador de personagens memoráveis e um inovador na utilização de efeitos especiais.
parabéns pelo artigo
CurtirCurtir