Adilson Cafvalho

Hoje o astro Bruce Willis completa 70 anos. Lamentavelmente os relatos de seu estado de saúde não são os melhores. O ator foi inicialmente diagnosticado com afasia em 2022 seguido de um cruel diagnóstico de demência fronto-temporal em 2023. Como consequência, ele abandonou a carreira de ator e se afastou da vida pública. Esse conjunto de condições de saúde tem efeitos diferentes nas mudanças de personalidade, no comportamento e na sua dificuldade de entender palavras ou falar. Vamos lembrar hoje do olhar sorridente e irônico, do jeito sedutor com o qual Walter Bruce Willis ganhou fama na TV e no cinema na segunda metade dos anos 80. Vamos lembrar alguns de seus papéis mais marcantes, e onde achá-los no streaming, desejando que ele possa sempre contar com o carinho de seus fãs :

David Addison – A Gata & O Rato (Moonlighting, 1985/1989). Vindo de pequenas participações em produções como O Veredito (1983), Bruce Willis foi lançado ao estrelato ao interpretar o papel do descolado e zoeiro David Addison, detetive da agência Lua Azul que convence a sisuda Maddie Hayes (Cybill Shephard) a tocar o negócio da investigação particular depois que ela perder todos seus bens. A química em cena era espetacular com comédia e ação misturado a um toque de sedução que não correspondia aos bastidores já que Bruce e Cybill tiveram várias tretas mal resolvidas durante as 4 temporadas da série, que foi um sucesso no mundo, chegando ao Brasil inicialmente pela Rede Globo. As dublagem brasileira foi um achado precioso com os saudosos Newton da Matta para Bruce Willis e Sumara Louise para Cybill Shephard. Disponível na Oldflix.

John McClane – Duro de Matar (Die Hard, 1988). Foi no intervalo de filmagens da última temporada de A Gata & O Rato que Willis tornou-se herói de ação na pele do policial John McClane, papel que criou uma franquia com um total de 5 filmes. Pelo filme original, dirigido por John McTiernan, Bruce recebeu US$ 5 milhões. O ator sempre disse que era seu papel favorito, que quase foi vivido por Clint Eastwood nos anos 80. Disponível no Disney Plus.

Eddie Hawkins – Hudson Hawk: O Falcão Está à Solta (Hudson Hawk, 1991). Embora tenha sido massacrado pelo público e crítica, o papel do charmoso ladrão que interpreta aqui rende uma boa diversão. Willis e Danny Aiello fazem uma boa dupla de simpáticos vigaristas. Foi o único filme roteirizado pelo astro (junto com Robert Kraft), que também compôs e cantou músicas da trilha sonora. Embora seja uma comédia, o filme foi vendido como um filme de ação, e o público não reagiu bem. O fracasso da produção ajudou a falir a Tri Star Pictures, que foi vendida para a Columbia. Disponível na Apple TV.

Dr. Ernest Menville – A Morte Lhe Cai Bem (Death Becomes Her, 1992). Mudando da ação para o pastelão, Bruce Willis divide a cena com as fantásticas Meryl Streap e Goldie Hawn. Dirigido por Robert Zemeckis, o filme é uma divertida comédia ácida, vencedora do Oscar de melhor efeitos visuais, tendo sido o primeiro a usar um programa de digitalização super realista da pele humana. Disponível na Globoplay.

Butch Coolidge – Pulp Fiction Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994). Bruce interpreta um boxeador cheio de traumas do passado no premiado filme de Quentin Tarantino. O ator, tem uma participação menor, filmado ao longo de 18 dias, tendo sido convencido a ficar com o papel pelo amigo Harvey Keitel. Willis, contudo, queria ter feito o papel de Vincent Vega, que ficou com JOhn Travolta. Disponível na Netflix.

Chacal – O Chacal (The Jackal, 1997). Bruce aceitou fazer o cruel assassino de aluguel, inspirado na obra de Frederick Fosythe. A princípio Bruce seria o herói e Richard Gere o assassino, mas ambos preferiram trocar de papel. Foi o último papel no cinema de Sidney Poitier e um dos primeiros papeis de Jack Black. Embora Gere e Willis só tenham uma cena juntos, ambos desgostaram de trabalhar juntos. Disponível na Apple TV.
)
Harry Stamper – Armagedon (Armageddon, 1998). Willis voltou a ser o herói que salva o mundo nessa ficção científica de Michael Bay. O ator não gostou do estilo de direção de Bay, e nunca mais voltou a trabalhar com ele. Joe Roth, então diretor da Disney, fez um acordo em que Willis estrelaria Armageddon e mais dois filmes futuros para o estúdio e, em troca, a Disney absorveria os custos da comédia Broadway Brawley, projeto fracassado do ator, como um adiantamento de seu salário inicial. Os dois filmes que Willis fez posteriormente sob esse acordo foram O Sexto Sentido (1999) e Corpo Fechado (2000). Disponível no Disney Plus.

Dr. Malcolm Crowe – O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999). Um dos papéis mais memoráveis do ator, fora do gênero ação, primeiro filme do indiano M. Night Shyamalan. Bruce é um psicólogo infantil que se dedica a ajudar o menino Cole (Haley Joel Osment), que vê pessoas mortas. O papel do Dr. Crowe foi escrito por Shymalan tendo Willis em mente. Disponível na Disney Plus.

Hartigan – Sin City Cidade do Pecado (Sin City, 2005). O ator interpreta um detetive, que após 30 anos de serviço à justiça decide abandonar a profissão, tendo sido um dos poucos (senão o único) policial honesto de toda a corporação. Adaptação da hq de Frank Miller, dirigida por Robert Rodriguez. Quando Hartigan (Bruce Willis) invade a fazenda do Yellow Bastard no final do filme, ele é baleado no braço por um dos policiais que guardam a fazenda. Quando os policiais chegam ao seu corpo, dizem para pulverizá-lo e não correr riscos, mas Hartigan rola e mata os dois primeiro, comentando “bom conselho”. Isso é semelhante a uma cena de Duro de Matar (1988), em que John McClane é preso embaixo de uma mesa por um capanga que atira em sua direção e o capanga lhe diz para não deixar ninguém viver na próxima vez que ele encontrar um capanga, ao que Willis mata o capanga enquanto está deitado embaixo da mesa e comenta “obrigado pelo conselho”. Willis retornou para a sequência Sin City A Dama Fatal (2014). Disponível no Apple TV.

Francis Moses – Red : Aposentados & Perigosos (Red, 2010). Outra adaptação de quadrinhos com Willis que interpreta um ex agente secreto forçado a sair da aposentadoria quando sua vida é ameaçada por um conspiração do governo. Willis está ótimo contracenando com Helen Mirren, Morgan Freeman e John Malkovich. O ator voltou ao personagem na sequência de 2013. Disponível no Globoplay.