CINEMA DE ARTE |CINEMA NOIR – ENTRE LUZES E SOMBRAS

Marcelo Kricheldorf

O Cinema Noir é um estilo cinematográfico que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1940 e 1950, caracterizado por uma estética sombria, temas pessimistas e personagens complexos. O estilo noir deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão e teve influência de movimentos como Expressionismo Alemão. O Noir apresenta características como uso de sombras e contrastes, cenários urbanos caóticos e decadentes, fotografia preto e branco, ângulos de câmera oblíquos e planos sequência. Geralmente sua narrativa são histórias de crime e suspense envolvendo personagens complexos/ambíguos e a presença sempre constante da femme fatale. Como pano de fundo são temas sociais, como corrupção, injustiça e desigualdade.

Rita Hayworth e Orson Welles em A Dama de Shanghai

Nino Frank foi um crítico de cinema italiano-francês que cunhou o termo Cinema Noir em 1946, identificando um conjunto de obras cinematográficas que apresentavam essas característica. Alguns diretores se destacaram no estilo noir como Billy Wilder com obras como Crepúsculo dos Deuses (1950) e Pacto de Sangue (1944) ; Orson Welles com A Dama de Shangai (1947) e A Marca da Maldade(1955) ; Howard Hawks com A Beira do Abismo (1946) ; John Houston com O Falcão Maltês (1941) e O Segredo das Joias, Carol Reed com O Terceiro Homem (1949); Nicholas Ray com No Silencio da Noite (1950); Fritz Lang com Os Corruptos (1953) e Um Retrato de Mulher (1944).

Lauren Bacall e Humphrey Bogart em À Beira do Abismo

Vale lembrar que dois escritores foram extremamente importantes no processo de adaptação de obras literárias noir para o cinema como Raymond Chandler (Personagem icone: Philip Marlowe) e Dashiell Hammett Personagem ícone: Sam Spade). O estilo noir acabou influenciando diretores como Roman Polanski, Martin Scorsese, Arthur Penn, Lawrence Kasdan entre outros. Seu legado é inegável em praticamente todos os gêneros desde drama, suspense, policial e até ficção científica. Nos anos 70 em plena Nova Hollywood se retomou a temática e estilo sob a denominação de Neo Noir.

Marcelo Cinéfilo
GRUPO CINEMA DE ARTE

Um comentário

Deixe um comentário